Imobiliário

Sonae Sierra alia-se a grupo internacional para comprar ativos hoteleiros em Portugal

A Sonae Sierra atua atualmente em áreas de gestão e promoção imobiliária e tem investimentos de 700 milhões de euros, em oito projetos em curso

A Sonae Sierra tem em construção quatro projetos residenciais e de escritórios em Lisboa e Porto.
D.R.

A Sonae Sierra acaba de entrar numa nova área de negócio, que passa pela aquisição de ativos hoteleiros e onde pretende investir, nos próximos dois a três anos, cerca de 200 milhões de euros. Para o desenvolvimento da nova área de negócio, a empresa portuguesa fez uma parceria (joint venture) com a PGIM Real Estate, braço imobiliário da PGIM, um dos maiores gestores globais de imobiliário, e avançou já para a aquisição da primeira unidade hoteleira, que se encontra em fase final de construção no centro do Porto. A empresa não revelou mais detalhes sobre este projeto.

Numa apresentação aos jornalistas, feita esta terça-feira nos renovados escritórios da Sonae Sierra, na Maia, Fernando Guedes de Oliveira, presidente executivo da empresa do grupo Sonae, anunciou que está em análise a compra de mais “três a quatro projetos”, sendo que “o Porto, Lisboa e o Algarve” são os mercados prioritários desta nova empresa, que vai atuar num nicho “muito competitivo, onde se encontram alguns dos maiores grupos de investidores internacionais”.

Esta parceria marca mais um passo na estratégia de diversificação da Sierra, que agora aposta na hotelaria. O objetivo da empresa não é criar uma cadeia hoteleira, mas sim adquirir unidades hoteleiras, “em fase de construção ou já em funcionamento, e depois fazer o seu reposicionamento”, destaca o responsável.

A nova unidade de negócios vai apostar em destinos turísticos consolidados e tem à sua frente uma equipa de gestão operacional da Iberian Hospitality Solutions (IHSP), liderada por Gonçalo Batalha, um gestor com experiência na área da hotelaria.

Contudo, o objetivo da estratégia de gestão de investimentos da Sierra é “estabelecer parcerias com investidores reconhecidos no mercado, para promover oportunidades de investimento atrativas”, refere Gonçalo Batalha.

Nova estratégia com frutos

De recordar que em novembro de 2021 a Sonae Sierra definiu uma nova estratégia e um novo posicionamento de mercado que passa por reforçar os serviços, mas sobretudo retomar a aposta na promoção e investimento em projetos imobiliários, nos diferentes segmentos de mercado, desde o residencial à logística.

A empresa tem atualmente projetos em 35 países e ativos sob gestão de 7 mil milhões de euros, dos quais 25% fora do negócio dos centros comerciais.

Atualmente, em projetos de promoção e regeneração de espaços, a Sierra tem investimentos de 700 milhões de euros, em oito projetos, quatro deles em construção e quatro em licenciamento. Destaque para o projeto residencial Pulse, em Lisboa, o Viva Office, de escritórios, na Zona Empresarial do Porto, a Torre Norte do Colombo, edifício de escritórios em fase de construção, em Lisboa, e o República 5, um espaço misto, junto ao Saldanha, na capital.

Na prestação de serviços está presente em 35 países, sendo que o Kosovo é a mais recente entrada.

Em 2023, as receitas com serviços cresceram 14%, sendo que o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ascendeu a 100 milhões de euros, com um crescimento de 28% face a 2022.