Imobiliário

Valor dos fundos imobiliários em Portugal subiu ligeiramente em maio

O valor sob gestão dos fundos de investimento e de gestão de património em Portugal em maio subiu 0,03%, apesar da queda de 0,2% do valor dos fundos de investimento imobiliário, para cerca de 8,7 mil milhões de euros

getty images

O valor sob gestão dos fundos de investimento e de gestão de património em Portugal em maio atingiu os 12.359,2 milhões de euros, segundo divulgou esta terça-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O valor representa um aumento de 0,03%, ou 4,3 milhões de euros, face a abril.

No caso dos fundos de investimento imobiliário (FII) o montante investido desceu 0,2% para cerca de 8,7 mil milhões de euros. Já nos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) o valor atingiu 3367,6 milhões de euros milhões de euros, mais 0,4% que no mês anterior.

Por fim, nos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) o valor subiu 2,2% para 273,5 milhões de euros.

A CMVM indica que, em julho, "os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 48,2% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços".

De acordo com a nota da CMVM, a Square AM (12,8%), a Interfundos (8,2%), e a Lynx Asset Managers (7,2%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

No mês em análise a reguladora do mercado destaca ainda que se deu “a transferência de gestão do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado ”Imosonae Dois" e do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado "Imosede", da Sierra Gestão de Fundos para a Sierra IG" e que houve também a liquidação do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado "ACIF", gerido pela GNB.