Exclusivo

Imobiliário

Espanha terá mais 25 mil apartamentos para arrendamento acessível nos próximos três anos

Os 25 mil fogos que estão em desenvolvimento em Espanha representam um investimento privado na construção para arrendamento de 5 mil milhões de euros, segundo a Iberian Properties. Em Portugal a verba do PRR para construção para arrendamento acessível é de 775 milhões de euros

Na construção nova, custo dos materiais tende a abrandar
Getty Images

Em Espanha o investimento em construção para arrendamento (build-to-rent ou BTR) atingiu os 1480 milhões de euros em 2022, segundo os dados da Iberian Properties, uma plataforma ibérica de dados sobre o imobiliário. Já em construção ou em projeto estão 25 mil fogos que ficarão concluídos nos próximos três anos num valor de cerca de 5 mil milhões de euros.

Em Portugal o segmento de construção para arrendamento é ainda muito incipiente, apesar de algumas tentativas municipais, como em Lisboa, que vai relançar os projetos mais importantes. No país, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê 775 milhões de euros para promover um parque público de habitação a custos acessíveis, com o objetivo de colocar 6800 casas no arrendamento até junho de 2026, mas até fevereiro último o IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana apenas tinha mobilizado 3,7 milhões de euros (menos de 1%).

Imobiliário