Exclusivo

Distribuição

Auchan: o que vai mudar na distribuição em Portugal depois da compra do Minipreço

Franceses aproximam-se do top 3 do sector, mas há mais mexidas à vista num mercado onde a competição está a aumentar

Os franceses da Auchan acabam de reforçar a sua presença em Portugal com a compra da operação do grupo Dia, que inclui 489 lojas da insígnia Minipreço, por 155 milhões de euros. O negócio tem impacto direto no ranking da distribuição alimentar em Portugal, onde a Auchan fica, agora, bem posicionada para ocupar o quarto lugar, logo atrás da Modelo Continente (Sonae), do Pingo Doce (Jerónimo Martins) e do Lidl.

Mas a par da aproximação do top três nacional do retalho alimentar, a compra do Minipreço abre também uma disputa direta no posicionamento das cadeias que estão nos lugares seguintes de um ranking que permaneceu estável durante anos, mas tem sido, agora, agitado pelo crescimento orgânico da Mercadona, pela competição crescente entre marcas e pelos seus investimentos em expansão, abertura de novas lojas e renovação do parque existente.