Carmen Miranda foi chamada pela Mercadona para deixar uma marca regional na sua 40ª loja em Portugal, inaugurada esta terça-feira no Marco de Canaveses, onde a célebre artista luso-brasileira intérprete de samba e marchinhas de Carnaval, estrela da Broadway e de Hollywood, nasceu, em 1909.
“A abertura da loja reflete a aposta no distrito do Porto, onde a empresa conta, a partir de hoje, com um total de 19 lojas”, afirma a empresa de distribuição líder em Espanha sobre esta inauguração que cria 65 novos postos de trabalho.
Esta é a primeira vez que a empresa homenageia “um rosto da terra” nos seus supermercados, mas na sua loja de Ermesinde há um mural com um texto de um historiador local a explicar a história da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá, onde se instalou, em São João da Madeira há um chapéu à entrada do supermercado, a recordar a tradição da indústria chapeleira local, e nas Caldas da Rainha há faixas em azulejo típico com o verde da Bordalo Pinheiro.
A investir mais 280 milhões em Portugal
Depois de iniciar a expansão a sul, em 2022, em Setúbal, Montijo, Santarém, Caldas da Rainha e Oeiras, a Mercadona prevê manter o ritmo de 10 inaugurações por ano em 2023, de acordo com um calendário que a levará a Braga, Lousada, Gondomar, Seixal (Corroios), Sintra (Mercês e Massamá), Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Alverca) e Figueira da Foz.
Para este ano, a Mercadona prevê criar 650 postos de trabalho e investir 280 milhões de euros no país, um valor que inclui, também, a posta no novo Bloco Logístico de Almeirim.
Em Portugal, país escolhido para a sua estreia internacional, a Mercadona abriu o primeiro supermercado em julho de 2019, em Gaia. Atualmente, a insígnia conta com 39 lojas nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria e Lisboa, contabiliza um investimento de 140 milhões de euros e emprega 3.500 pessoas, tendo fechado 2022 com vendas de 737 milhões de euros.