ARQUIVO Carreira

Ganhar bem sem curso superior

É possível ter um bom ordenado sem frequentar o ensino superior. Conheça as profissões eleitas pelo Investopedia

Ganhar bem sem curso superior

Ana Pimentel

De acordo com um artigo publicado no sítio norte-americano dedicado ao investimento, Investopedia.com, não é preciso frequentar a universidade para que tenha um emprego bem remunerado. Há profissões com bons salários e que não exigem uma educação pós-secundário. Contudo, é certo que ter um diploma pode ser "meio caminho andado", para que seja um profissional satisfeito e bem pago, mas nem todos têm a possibilidade de frequentar o ensino superior. As propinas, material escolar, deslocações, alojamento e alimentação constituem os obstáculos de muitos estudantes, que se vêem obrigados a iniciar a sua vida profissional mais cedo.

Se for o seu caso, tenha cuidado com a pesquisa que efectuar na internet. Algumas listas das profissões mais bem pagas são duvidosas e não se esqueça que, só porque uma profissão não exige obrigatoriamente formação superior, isso não indica que ter formação na área não seja vantajoso, sobretudo para aqueles que entram agora num mercado de trabalho extremamente competitivo.

Ainda que esta listagem diga respeito à realidade norte-americana, pode ajudá-lo na hora de mudar de carreira ou a aconselhar quem agora se inicia. Os dados sobre os salários dizem respeito á média anual dos rendimentos de 2006, os dados mais recentes disponíveis no Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano. Não se esqueça que estas profissões têm os seus próprios desafios e que pode precisar de algum tipo de formação especializada ou de algum experiência profissional na área.

1. Controladores de Tráfego Aéreo: $ 117 200 (¤ 79 407)

Estes colaboradores asseguram que os aviões levantam e aterram em segurança e costumam liderar listagens como esta. Em média, ganham entre os 8860 e os 142 210 dólares norte-americanos, com outros benefícios. E têm uma esperança de vida reduzida: com 50 anos e 20 de serviço, podem reformar-se e quando atingem os 25 anos de trabalho em aeroportos podem pedir a reforma, independentemente da idade. Observar radares que controlam a vida de centenas de pessoas pode ser stressante e requer uma formação especializada. Regra geral, são necessários dois a quatro anos de especialização, para obter uma certificação completa. Se tiver experiência militar, não precisa de tanto tempo de formação.

2. Director de produção industrial: $ 77 670 (¤ 52 624)

Supervisionam a actividade industrial. Regra geral, é preferível que tenham uma formação superior, mas não é imprescindível. Trabalham, frequentemente, em indústrias como a automóvel e a de aviação.

3. Polícia de primeira linha e Detective de Supervisão: $ 69 300 (¤ 46 953)

Os oficiais da polícia podem avançar na carreira e tornarem-se supervisores através da realização de exames e de análises de bom desempenho. Com formação avançada, podem obter promoções.

4. Director de funerárias: $ 49 620 (¤ 33 619)

Regra geral, os programas especializados em ciência mortuária duram dois a quatro anos e os estudantes ainda precisam de estagiar durante um ano. Esta é uma profissão peculiar: nem todos conseguem lidar com a realidade que envolve este negócio.

5. Polícia: $ 47 460 (¤ 32 156)

Em média, os policias têm uma salário anual mínimo de 44 160 dólares norte-americanos. Contudo, este valor é frequentemente ultrapassado, devido ao pagamento de horas-extra. Além disso, os policias podem reformar-se após 25 ou 30 anos de serviço. Os candidatos devem ter, pelo menos, o ensino secundário e alguns departamentos exigem um ano ou dois de frequência na universidade, ou quem sabe, uma licenciatura. Os iniciados são treinados nas academias de polícias.

6. Agentes de publicidade: $ 42 750 (¤ 28 965)

Cerca de 20 por cento têm formação a nível do ensino secundário ou inferior, e 10 por cento têm um curso profissionalizante.

7. Agentes imobiliários: $ 39 760 (¤ 26 939)

Não se deixe enganar: os 10 por cento que mais ganharam, receberam mais de 111 500 dólares norte-americanos. É preciso que tenha disposição para o trabalho duro, experiência e que o seu negócio surja numa área que tenha um bom mercado de habitação.

8. Assistentes de terapeutas ocupacionais: $ 42 060 (¤ 28 497)

Regra geral, estes profissionais precisam de um curso profissionalizante ou de um certificado. Trabalham com terapeutas ocupacionais, ajudando os utentes a recuperar de lesões ou da perda das capacidades motoras. As perspectivas para esta área são boas, porque é um cuidado de saúde crescente, sobretudo para aqueles que tenham uma formação pós-secundário.

9. Auxiliares de terapeutas ocupacionais: $ 25 000 (¤ 16 938)

Estes profissionais recebem quase todo a formação "no terreno". Sob a supervisão das terapeutas ocupacionais, também trabalham com os utentes. Torna-se um trabalho mais competitivo para aqueles que têm formação a nível do ensino secundário.

10. Assistentes de fisioterapeutas: $ 41 360 (¤ 28.023)

Trabalham com os fisioterapeutas, ajudando os utentes a melhorar a sua mobilidade, aliviar a dor ou a superar lesões ou deficiências. Em média, aqueles que optam por trabalhar também no domicílio são melhor remunerados. Os auxiliares ganham uma média de 22 mil dólares norte-americanos e têm formação "no terreno". Os assistentes, porque têm mais responsabilidades, precisam de ter uma formação profissionalizante.

Apesar da crise económica em que o mundo emergiu, há profissões que podem ajudá-lo a manter a sua qualidade de vida, sem que seja necessário passar vários anos na faculdade. Encontram-se algumas oportunidades nos cuidados de saúde, nas vendas, entre outros. O objectivo é que encontre um trabalho que corresponda ao seu perfil, ás suas capacidades e que consiga sustentar o seu estilo de vida.

Fonte: Investopedia.com. Conversões realizadas a 3 de Novembro de 2009.