Economia

Ataques hutis fazem disparar 170% os preços dos contentores

Desde o primeiro ataque huti a 19 de novembro com o desvio do Galaxy Leader no Mar Vermelho que o custo médio dos contentores nas principais rotas marcantes já subiu de menos de 1500 para quase 4000 dólares, segundo dados do Índice Mundial de Contentores da consultora Drewry agora publicado.

Foto Osamah Yahya/Reuters

Desde 19 de novembro, aquando do assalto e desvio por hutis no Mar Vermelho do Galaxy Leader, o preço médio dos contentores (de 40 pés) disparou de 1469 para 3964 dólares, um aumento de 170%, segundo os mais recentes dados semanais do Índice Mundial de Contentores publicados em Londres pela consultora Drewry.

Desde início de 2024, já subiu 139%, uma aceleração clara em relação ao aumento de 13% no custo entre o início dos ataques hutis e o final de 2023.

Índice Drewry dispara 170% desde primeiro ataque a navios mercantes

Frete em dólares

A crise do Mar Vermelho afetando o estreito de Bab-el-Mandeb e o Canal do Suez provocou um choque nas rotas do Pacífico e do Índico para o Mediterrâneo, por onde passam porta-contentores, graneleiros, petroleiros e metaneiros vindos do Golfo Pérsico, dos diversos exportadores asiáticos e sobretudo da China para a Europa.

Subidas nos fretes desde o primeiro ataque huti

Variação do frete por rota em %

Os ataques hutis e a transformação da região do estreito numa zona de guerra já provocaram disparos nos preços dos contentores nas duas principais rotas da China para a Europa. Na rota de Xangai para Génova o preço aumentou 339% desde 16 de novembro do ano passado e de Xangai para Roterdão subiu 306%.

Os preços mais elevados registam-se, agora, na rota de Xangai para Génova, em que o contentor já custa 6365 dólares, e de Xangai para Nova Iorque (via canal do Panamá afetado pelo problema da seca), com o preço do contentor em 6143 dólares.

A rota mais barata é a de Nova Iorque para Roterdão com o contentor a custar 615 dólares, um valor que se mantém igual ao de 16 de novembro de 2023 (antes da crise no Mar Vermelho).