Desde 19 de novembro, aquando do assalto e desvio por hutis no Mar Vermelho do Galaxy Leader, o preço médio dos contentores (de 40 pés) disparou de 1469 para 3964 dólares, um aumento de 170%, segundo os mais recentes dados semanais do Índice Mundial de Contentores publicados em Londres pela consultora Drewry.
Desde início de 2024, já subiu 139%, uma aceleração clara em relação ao aumento de 13% no custo entre o início dos ataques hutis e o final de 2023.
Índice Drewry dispara 170% desde primeiro ataque a navios mercantes
Frete em dólares
A crise do Mar Vermelho afetando o estreito de Bab-el-Mandeb e o Canal do Suez provocou um choque nas rotas do Pacífico e do Índico para o Mediterrâneo, por onde passam porta-contentores, graneleiros, petroleiros e metaneiros vindos do Golfo Pérsico, dos diversos exportadores asiáticos e sobretudo da China para a Europa.
Subidas nos fretes desde o primeiro ataque huti
Variação do frete por rota em %
Os ataques hutis e a transformação da região do estreito numa zona de guerra já provocaram disparos nos preços dos contentores nas duas principais rotas da China para a Europa. Na rota de Xangai para Génova o preço aumentou 339% desde 16 de novembro do ano passado e de Xangai para Roterdão subiu 306%.
Os preços mais elevados registam-se, agora, na rota de Xangai para Génova, em que o contentor já custa 6365 dólares, e de Xangai para Nova Iorque (via canal do Panamá afetado pelo problema da seca), com o preço do contentor em 6143 dólares.
A rota mais barata é a de Nova Iorque para Roterdão com o contentor a custar 615 dólares, um valor que se mantém igual ao de 16 de novembro de 2023 (antes da crise no Mar Vermelho).