O Fundo Ambiental abriu um aviso para disponibilizar 30 milhões de euros em apoios à criação de comunidades de energia renovável e de autoconsumo coletivo, informou o Ministério do Ambiente em comunicado.
As candidaturas de projetos poderão ser apresentadas até 31 de outubro ou até que o limite dos 30 milhões de euros seja esgotado.
O aviso é destinado a comunidades de energia renovável, projetos de autoconsumo coletivo e entidades gestoras de autoconsumo coletivo (EGAC) que pretendam desenvolver projetos em edifícios residenciais, edifícios da administração pública central e edifícios de comércio e serviços, isoladamente ou em combinação.
"Pretende-se que as medidas a apoiar possam conduzir, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios beneficiados, e contribuir para reforçar a capacidade em autoconsumo e CER (comunidades de energia renovável) nos setores residencial, da administração pública central e de serviços em, pelo menos, 93 MW (megawatts)", refere o mesmo comunicado.
O aviso publicado integra-se na componente Eficiência Energética em Edifícios (com uma dotação total de 610 milhões de euros), que tem como objetivos reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes, explica o Ministério do Ambiente.