Economia

Aeroportos portugueses terão nova empresa a operar as lojas ‘duty-free’ a partir de junho

A operação tem início a 1 de junho de 2022 e o contrato abrange oito aeroportos da ANA

A ANA – Aeroportos de Portugal tem uma nova parceira, a Aer Rianta International (ARI), para operar as concessões de retalho duty free e duty paid em Portugal, anunciaram as empresas num comunicado enviado à imprensa.  

A operação tem início a 1 de junho de 2022 e o contrato abrange oito aeroportos da ANA: Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria e Horta. O âmbito da concessão incorpora mais de 34 espaços comerciais, incluindo as lojas âncora duty free, lojas-satélite, e lojas de moda/bebidas, com uma área total de aproximadamente 9500 metros quadrados, que a nova joint-venture irá gerir por um período de sete anos. 

A ARI tem mais de 70 anos de experiência no negócio de duty-free. “Estamos plenamente convictos de que a nossa experiência e o forte espírito de colaboração com parceiros, marcas, e outros intervenientes-chave, irá resultar numa grande proposta de retalho nos aeroportos portugueses”, afirma o responsável de Operações e Desenvolvimento de Negócio da ARI, Nuno Amaral. 

Do lado da ANA, o objetivo é “tornar ainda melhor a viagem dos passageiros” no que diz respeito aos aeroportos, e o responsável comercial, Thierry Ligonnière, vê um “forte alinhamento” com as prioridades da dona da ANA, a Vinci Airports, como a aposta no passageiro e inovação.