Economia

Deutsche Bank mais do que quintuplica lucros entre janeiro e setembro

Lucros antes de impostos ascenderam a 3,3 mil milhões de euros nos nove meses de 2021

Kai Pfaffenbach

O Deutsche Bank mais do que quintuplicou os lucros nos nove meses terminados a 30 de setembro, alcançando um resultado líquido de 2,19 mil milhões de euros face a 435 milhões de euros no período homólogo, anunciou esta quarta-feira ao mercado o banco alemão, melhorando os rendimentos em todas as áreas de negócio.

As receitas do banco subiram 5% para os 19,51 mil milhões de euros, face a 18,58 milhões de euros no mesmo período de 2020, com todas as áreas de negócio do banco - segmento empresarial, banca de investimento, banca privada e gestão de ativos - a registarem aumentos do volume de negócios no período.

Os lucros antes de impostos foram de 3,3 mil milhões de euros nos nove meses de 2021, já com o impacto negativo de 798 milhões de euros em despesa na renovação do negócio do banco (transformation costs).

O banco reportou um impacto de 324 milhões de euros - 131 milhões de euros em receitas perdidas e 131 milhões em provisões relativas aos processos em tribunal - devido à decisão do Tribunal Federal de Justiça alemão de abril deste ano, que decidiu pela abolição de uma prática comum na Alemanha, a de aumentar taxas, alterando termos e condições, sem a autorização dos clientes.