Economia

Preço diário da eletricidade atinge máximo histórico no mercado ibérico

Preços contratados para esta sexta-feira atingiram um valor médio de 99,8 euros por megawatt hora, um patamar nunca visto desde que o mercado ibérico de eletricidade entrou em operação, em 2007

Getty Images

O preço grossista da eletricidade no mercado ibérico (Mibel) alcançou esta quinta-feira um novo máximo histórico desde que este mercado foi criado, em 2007, ao chegar, nos contratos para sexta-feira, a um valor médio diário de 99,8 euros por megawatt hora (MWh).

O preço bate o anterior recorde do Mibel de 94,99 euros por MWh registado a 8 de janeiro deste ano, confirmando a tendência de subida do preço grossista da eletricidade, à boleia de elevados custos com o gás natural e as licenças de emissão de dióxido de carbono.

Espanha chegou a registar preços mais altos, mas antes da criação do Mibel, com um recorde 103,76 euros por MWh a 11 de janeiro de 2002.

O novo recorde em 14 anos de funcionamento do mercado ibérico pode não ficar por aqui. Os contratos futuros para o quarto trimestre deste ano aproximam-se também dos 100 euros por MWh.

Junho, com um preço mensal médio de 83,3 euros por MWh, foi também o mês mais caro de sempre desde que o Mibel foi criado.

E o facto de a cotação das licenças de CO2 ter também esta quinta-feira alcançado um novo máximo histórico (em torno dos 58 euros por tonelada) continuará a pôr pressão na produção de eletricidade a partir do gás natural.

O facto de a chegada do verão trazer dias mais quentes, com produção eólica bastante limitada e recursos hídricos mais escassos, deverá obrigar a um recurso maior a centrais de ciclo combinado a gás natural, puxando pelo preço grossista da eletricidade.