Pouco a pouco o novo conselho de administração da TAP começa a ganhar forma. Miguel Frasquilho vai deixar a presidência do conselho de administração para a dar lugar a Manuel Beja, ex-quadro da Novabase, onde esteve quase uma década. A informação foi avançada pelo Eco e confirmada pelo Expresso.
Escolhida está também a presidente da comissão executiva, a francesa Christine Ourmières-Widener, uma gestora com carreira no sector da aviação. Foi até há pouco tempo presidente da Flybe Group. Christine Ourmières-Widener era um nome do qual se falava já há cerca de duas semanas e foi também confirmado pelo Eco.
O Ministério das Infraestruturas, de Pedro Nuno Santos, não confirma nem comenta a escolha de Christine Ourmières-Widener ou de Manuel Beja, mas o Expresso sabe que são estes os dois gestores que, se tudo correr como o previsto, vão ser nomeados para presidentes executivo e do conselho de administração da TAP, respetivamente, para o novo mandato na assembleia geral de 24 de maio.
A opção por Manuel Beja acaba por ser uma surpresa já que Miguel Frasquilho, o gestor que fez a transição entre a administração privada de David Neeleman e administração pública, não foi uma hipótese descartada desde o início. Frasquilho foi um dos rostos do plano de reestruturação da TAP, apresentado em dezembro na Comissão Europeia, e foi uma presença permanente na negociação dos acordos de emergência com os sindicatos.
Com a escolha de Manuel Beja para presidente executivo cai também a possibilidade de Ramiro Sequeira manter a liderança executiva. Sequeira foi sempre apresentado como presidente interino, manter-se-á como responsável pela área operacional.
Christine Ourmières-Widener é especialista no sector de transportes e infraestruturas e tem uma vasta experiência no sector da aviação. Manuel Beja é um matemático licenciado pelo ISEG com experiência de gestão, sobretudo na área das tecnologias de informação.
Manuel Beja, avança o Eco, foi diretor de recursos humanos da Novabase e conhece o mercado brasileiro, já que foi diretor da Novabase Brasil entre março de 2002 e março de 2005.
O importante cargo de administrador financeiro será ocupado por João Weber Gameiro. Alexandra Reis deixa o cargo que ocupou temporariamente como financeira e fica com a direção de negócios. Sílvia Mosqueira fica com a área comercial, em substituição de Arik De.
Não será apenas Miguel Frasquilho que não verá renovado o seu mandato. Saem também os administradores não executivos Bernardo Trindade e António Gomes Menezes. Mantém-se José Manuel Silva Rodrigues, o administrador não financeiro nomeado por acionista privado Humberto Pedrosa.
Como não executivos serão apontados ainda Ana Teresa Lehmann, ex-secretária de Estado da Indústria, Gonçalo Pires e João Duarte, o representante dos trabalhadores.
A nova administração da TAP, nomeada pelo Estado, será votada na Assembleia Geral, marcada para dia 24 de junho, data em que o governo já espera ter a aprovação do plano de reestruturação.
Notícia atualizada às 00:40.