Economia

Diretor da Católica Lisbon recebe prémio mundial de inovação social

23-09-2019

Filipe Santos é o primeiro português a ser galardoado pela Schwab Foundation

Filipe Santos, diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics, foi galardoado com o prémio Social Innovation Thought Leader 2019, pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, organização mundial na área do empreendedorismo social, que é parceira do World Economic Forum.

Esta distinção foi anunciado na abertura do “Sustainable Development Impact Summit”, um evento do World Economic Forum, que teve início hoje, segunda-feira, em Nova Iorque e que dura dois dias.

De acordo com uma nota de imprensa da Católica Lisbon, Filipe Santos é o primeiro português a ser premiado pela Schwab Foundation que, desde 2000, reconhece o trabalho de empreendedores sociais e que passou, também, a galardoar inovadores sociais que trabalham na academia, empresas ou no sector público. O professor foi distinguido pelo seu trabalho académico e de dinamização da área de empreendedorismo social e inovação social, que tem vindo a ser desenvolvido ao longo da uma carreira internacional.

O diretor da Católica Lisbon é professor de Empreendedorismo Social nesta escola, sendo titular da cátedra Fundação Amélia de Mello. Doutorou-se em Ciências da Gestão pela Universidade de Stanford, com especialização em Empreendedorismo e recebeu o prémio Lieberman por contribuições para aquela instituição de ensino norte-americana. É também professor visitante no INSEAD, escola onde foi professor de carreira durante doze anos, entre 2003 e 2014.

Os seus trabalhos de investigação sobre empreendedorismo e inovação social têm sido publicados em revistas científicas da área da Gestão e o académico português "já foi citado mais de 7000 vezes (Google Scholar)". "O seu artigo científico 'A Positive Theory of Social Entrepreneurship' é dos mais referenciados a nível mundial", frisa a nota da Católica Lisbon.

Em 2015, Filipe Santos saiu do INSEAD para fundar e ser o primeiro presidente da iniciativa pública Portugal Inovação Social, "a qual lançou uma inovadora política de promoção e financiamento da inovação social em Portugal, considerada uma referência pela OCDE e Comissão Europeia".

Em 2017, Filipe Santos retomou a carreira académica na Católica Lisbon onde lançou a cátedra em Empreendedorismo Social e assumiu a direção da escola em fevereiro de 2019, substituindo Nuno Fernandes.