Terminaram os mundiais de vela, e a participação portuguesa saldou-se por cinco conquistas de lugares nos Jogos Olímpicos Star, RS:X, 470, 49er e Laser. Ainda assim, o objectivo da conquista de medalhas foi não foi alcançado.
Apesar dos velejadores portugueses terem participado em quatro Medal Races Star, RS:X, Laser e 470 , nunca conseguiram terminar entre os três primeiros, somando dois 10.º e dois quartos lugares.
No derradeiro dia de regatas, todos os olhos estavam postos na dupla de 470 Álvaro Marinho/Miguel Nunes, que partia para a Medal Race em terceiro lugar, apenas a um ponto do segundo e com nove de vantagem sobre o quarto.
Tudo parecia encaminhado para a conquista da primeira medalha, mas a dupla do Barreiro teve um dia para esquecer e terminou a regata no 10.º e último lugar, perdendo também o terceiro lugar na geral para os israelitas Gideon Kliger/Udi Gel, que somaram 62 pontos, menos um que Marinho/Nunes.
O título mundial de 470 foi para os australianos Nathan Wilmot/Malcolm Page o quarto consecutivo , com 30 pontos, e a medalha de prata foi entregue aos irmãos holandeses Sven e Kalle Coster, com 54.
49er fecham frota olímpicaMas nem tudo foi negativo neste último dia para os portugueses, já que logo a abrir a dupla de 49er, Jorge Lima/Francisco Andrade, confirmou a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos.
Jorge Lima e Francisco Andrade terminaram na 18.ª posição da geral, com 98 pontos, mas conseguiram colocar Portugal no 12.º lugar entre nações, dentro do grupo de 13 que garantiam vaga para Pequim.
Num balanço geral, ficará sempre um ligeiro amargo de boca por não se terem conquistado medalhas numas provas disputadas em águas lusas, mas a qualificação de cinco classes para os Jogos Olímpicos é algo que não se pode deixar de considerar muito positivo.
E mesmo aquelas que não conseguiram o apuramento, Laser Radial e Finn, são classes onde Portugal foi representado por velejadores muitos jovens. Recorde-se que Sara Carmo (Laser Radial) tem apenas 20 anos e que Frederico Pinheiro de Melo (Finn), 19.