ARQUIVO Campeonato do Mundo de Vela Cascais 2007

João Rodrigues luta por medalha em RS:X

Velejador madeirense subiu ao quarto lugar da geral, em igualdade pontual com o segundo. Gustavo Lima teve acidente e foi último na Medal Race de Laser.

Fantástico o desempenho de João Rodrigues em mais duas regatas da Classe RS:X. O velejador madeirense conseguiu um quinto e um segundo lugar, ascendendo ao 4º posto da geral, em igualdade pontual com o segundo.

Assim sendo, e quando ainda faltam disputar regatas antes da definição dos apurados para a Medal Race, João Rodrigues está em muito boa posição para lutar por uma medalha.

Para João Rodrigues, o título mundial continua a não ser uma miragem. O velejador madeirense está a apenas 9 pontos do líder, o brasileiro Ricardo Santos ("Bimba").

No final das regatas desta terça-feira, João Rodrigues classificou o dia de "muito importante", reconhecendo que este está a ser "um campeonato excepcional" e que está ", "fisicamente bem", apesar de algum "cansaço"

Quanto ao título, João Rodrigues optou por afastar a pressão. "Adoraria, mas não estou a pensar nisso. Vou continuar até cortar a meta".

Recorde-se que o velejador madeirense, engenheiro de profissão, já garantiu a qualificação portuguesa para os Jogos Olímpicos e, caso marque presença em Pequim, juntar-se-á ao grupo restrito de quatro atletas - Fernanda Ribeiro (atletismo), Hélder Calado (hipismo), João Rebelo (tiro com armas de caça) e Duarte Bello (vela) - com cinco presenças olímpicas na carreira.

Comentando este facto, o velejador, de 35 anos, limitou-se a dizer que "é algo que não se esquece, são marcos na carreira".

Gustavo, rei do azar

Gustavo Lima terminou a Classe Laser na 10ª posição. O velejador de Cascais partiu para a Medal Race em 9º, mas foi último (10º) na regata decisiva, acabando por perder mais um lugar na geral.

O título mundial ficou entregue ao australiano Tom Slingsby, com a prata a ir para o neo-zelandês Andrew Murdoch e o bronze para o estónio Deniss Karpak.

Se houvesse, nestes campeonatos, prémio do azar, este iria direitinho para Gustavo Lima.

O velejador português teve, ao longo destes dias, como o próprio fez questão de dizer, "várias histórias e vários azares" e esta terça-feira, durante a Medal Race, aconteceu apenas mais um, o último.

Depois do acidente na primeira regata, segundos antes da partida, depois de o vento ter impedido as duas regatas de ontem, em que Gustavo tentava a aproximação final aos primeiros, durante a Medal Race o velejador português viu o colete de prova prender-se na retranca e virar, perdendo mais de 30 segundos até conseguir reentrar na regata.

Em jeito de balanço da sua participação, Gustavo Lima mostrou-se um velejador confiante no seu valor. "Acho que voltei a mostrar que sou um dos melhores velejadores do mundo na Classe Laser."

"Apesar de tudo, penso que fiz um participação positiva. Apurei o país para os Jogos Olímpicos, estou feliz por isso, e também fiquei nos 10 primeiros", disse Gustavo Lima.

Sara Carmo falha olímpicos

Na Classe Laser Radial a portuguesa Sara Carmo, de apenas 20 anos, falhou esta terça-feira o apuramento de Portugal para os Jogos Olímpicos, terminando a corrida de apuramento olímpico em 28º, o que a fez baixar, na geral, para o 44º posto.

Ainda assim, o balanço dos campeonatos terá que ser positivo para Sara Carmo. Aos 20 anos, entrou num mundial, entrou mal, com uma desqualificação no primeiro dia, mas mesmo assim conseguiu subir 33 lugares em seis regatas, e chegar ao último dia com hipóteses - ainda que remotas - de colocar Portugal entre os 19 primeiros países, postos que garantiam vaga em Pequim.

Sara, que integra o projecto olímpico de esperanças Londres2012 tem ainda uma nova hipótese de apurar Portugal para os Jogos Olímpicos, nos próximos campeonatos do mundo, que se realizam no próximo ano na Nova Zelândia.

Fazendo o balanço da sua participação, Sara Carmo considerou ser "uma experiência muito positiva", afirmando ter "mostrado em Cascais que pode qualificar Portugal para os Jogos Olímpicos", lamentando em seguida "alguns azares", como o DNE da segunda regata, mas confirmando que "os azares são bons para aprender".

Apenas uma regata em 49er

Nas restantes classes onde estão envolvidos portugueses, a dupla portuguesa de 49er concluíu, esta terça-feira, apenas uma regata, conseguindo um 10º lugar, o que faz com que ocupem, neste momento, o 27º posto da geral.

Em 470, Álvaro Marinho/Miguel Nunes concluiram mais uma regata, quedando-se pelo 15º lugar, o que os fez baixar para 15º na geral, com 25 pontos. Ainda assim, a qualificação olímpica continua a ser meta bem real para os campeões europeus, no dia em que concluiram a fase de qualificação, garantindo apuramento para a Frota de Ouro. O objectivo final continua a ser um lugar entre os melhores da Classe.

Nos Finn, Frederico Melo teve hoje um dia menos bom, sendo desclassificado por OSC (largada adiantada) na primeira regata, e concluindo a segunda em 28º. Na geral, ocupa o 35º posto, com 108 pontos.