ARQUIVO Campeonato do Mundo de Vela Cascais 2007

Gustavo no mar pelo orgulho

As previsões metereológicas apontam para uma descida da intensidade do vento, o que deve permitir o regresso à "normalidade" dos campeonatos.

Depois de segunda-feira se ter revelado um dia terrível, com a entrada em cena da famosa "nortada" de Cascais, todas as regatas canceladas, as previsões apontam para que esta terça-feira se regresse à normalidade nos Campeonatos do Mundo de Vela para classes olímpicas.

Prevêm-se ventos entre os 15 e os 20 nós, soprando de norte/noroeste, muito distantes dos 30 a 40 verificados ontem. A ondulação deverá variar entre os 2,5 e os 3 metrosAssim, o programa poder-se-á cumprir, com a realização das últimas etapas de qualificação de 49er, Finn e 470 e com as Medal Race de Laser e Laser Radial.

Velejar pelo orgulho

No dia de hoje, o maior destaque vai, claro, para a participação de Gustavo Lima na Medal Race da classe Laser. O velejador português foi um dos grandes prejudicados pelo forte vento que se fez sentir ontem, já que depositava muitas esperanças nas duas regatas que devia ter feito, no sentido de se continuar a aproximar dos primeiros e ter, assim, oportunidade de lutar pelo título.

Com o cancelamento dessas regatas e passagem directa à Medal Race Gustavo, que é 9º da geral, pode aspirar, no máximo, ao terceiro lugar, e mesmo para esse tem que vencer a regata e esperar uma verdadeira hecatombe de alguns dos seus adversários mais directos.

Será, assim, uma regata em que o velejador irá correr, fundamentalmente, pelo orgulho. Ele que treinou de forma muito intensa tendo em vista estes campeonatos e que, por certo, quererá demonstrar a todos que o seu lugar é entre os melhores do mundo da Classe Laser.

Sara sem pressão

Nos Laser Radial, Sara Carmo (40ª da geral) não conseguiu presença na Medal Race, mas terá, ainda assim, uma regata para disputar hoje, e que lhe pode permitir atingir um lugar mais alto na tabela classificativa.

A velejadora, que integra o projecto olímpico de esperanças Londres 2012, subiu 33 lugares nas últimas seis regatas e ainda sonha com um lugar entre os 30 primeiros e, mais, com uma posição entre os 19 melhores países, que garantiria mais um apuramento olímpico para Portugal.

Ainda assim, a diferença pontual para as suas adversárias obrigará Sara a uma regata isenta de erros e a que o contrário se verifique nas suas rivais.

Fim das qualificações

Esta terça-feira será também o dia em que as regatas de qualificação irão9 terminar. De todas as Classes presentes, apenas 470, 49er e Finn não têm o número mínimo de "corridas" para apurar os 10 classificados para a Medal Race.

Com as previsões a apontarem para uma melhoria das condições é de esperar que a organização consiga ultrapassar este atraso e colocar todas as classes em plano de igualdade, para depois seguir o planeamento inicial dos campeonatos.

Desta forma, amanhã a frota portuguesa estará, mais uma vez, em força nas águas, com Frederico Melo (Finn), Álvaro Marinho/Miguel Nunes (470) e Jorge Lima/Francisco Andrade (49er) a terminarem as respectivas fases de qualificação.

Em 49er e em 470 Portugal acalenta legítimas esperanças de qualificação olímpica, sendo que em 470 a dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes - campeã da Europa já em 2007 - é mesmo uma das favoritas ao triunfo final.

Também João Rodrigues vai estar em prova esta terça-feira. O velejador madeirense, de 35 anos, vai competir na Frota de Ouro da Classe RS:X, igualmente nas últimas regatas da fase de qualificação.

João Rodrigues ocupa, neste momento, o 6º lugar da geral, e é candidato natural a uma medalha, ele que já garantiu o apuramento de Portugal para os Jogos Olímpicos, já que existem vagas para os primeiros 25 países e, na Frota de Ouro, apenas competem velejadores de 23 nações.