ARQUIVO Berlim 2010

Urso de Ouro para a Turquia

"Honey", de Semih Kaplanoglu, venceu o Festival de Berlim. O Grande Prémio do Júri foi para o romeno Florin Serban. Polanski ganhou o Urso de Prata para Melhor Realizador. Clique para visitar os Postais Berlim 2010
Semih Kaplanoglu com o Urso de Ouro
Reuters

Francisco Ferreira, enviado a Berlim (www.expresso.pt)

O filme turco "Honey", última parte da trilogia de um poeta cuja história é contada da idade adulta até à infância, venceu ontem à noite em Berlim o prestigiado Urso de Ouro.

Clique para aceder ao índice dos POSTAIS BERLIM 2010

No novo trabalho de Semih Kaplanoglu, cineasta contemplativo e formalista, Yusuf (assim se chama a personagem) tem 6 anos, está na escola e começa a aprender a ler e a escrever. O seu pai, que é apicultor, percorre uma floresta que é uma lenda para Yusuf, espaço assombrado que trará à criança sonhos premonitórios e uma provação terrível.

"Honey" é uma parábola da infância e dos seus segredos. Uma profissão de pura fé no poder da mise-en-scène. De uma beleza arrebatadora, o filme seduziu o júri presidido por Werner Herzog.

A aventura da trilogia começou com "Egg", exibido em Cannes 2007. "Milk" competiu em Veneza 2008. "Honey" conclui agora a história e oferece o ouro a Kaplanoglu.

Sublinhe-se que não há muitos cineastas a colocarem três filmes consecutivos nos três festivais de cinema mais importantes do mundo.

Outros prémios

O Urso de Prata do Grande Prémio do Júri foi para a primeira obra do romeno Florin Serban, "If I Want to Whistle, I Whistle", história de um jovem recluso que está prestes a sair da cadeia. Os seus problemas aumentam com o regresso inesperado da mãe e a preocupação com o irmão mais novo.

"If I Want to Whistle, I Whistle" venceu também o Prémio Alfred Bauer, atribuido a um trabalho de particular inovação. Esta acumulação de prémios é rara em Berlim.

Roman Polanski, que foi destacado na edição de hoje do Actual, não veio a Berlim (continua preso na Suiça) mas ganhou um Urso de Prata para Melhor Realizador, por "The Ghost Writer." Fez-se justiça.

O nosso filme favorito, "Caterpillar", de Koji Wakamatsu, ofereceu à extraordinária actriz nipónoca Shinobu Terajima uma interpretação desse nível. O júri concordou e atribuiu-lhe o Urso de Prata para Melhor Actriz.

Na categoria masculina, o Urso de Prata para Melhor Actor foi atribuido ex-aequo à dupla russa Grigori Dobrygin e Sergei Puskepalis, actores de "How I Ended This Summer", de Alexei Popogrebsky. O mesmo filme valeu ao director de fotografia Pavel Kostomarov o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística.

Última referência para o Urso de Prata para Melhor Argumento, que distinguiu o filme de abertura do festival, "Apart Together", de Wang Quan'an. O realizador chinês co-assinou o guião com Na Jin.

Os filmes premiados, bem como todos os restantes a concurso, foram acompanhados pelo Expresso on-line ao longo dos últimos doze dias no postal Berlim 2010. Ao festival voltaremos, na edição impressa do Expresso, no próximo sábado.

BERLIM 2010 - PALMARÉS

Urso de Ouro: "Honey" (Turquia/Alemanha), de Semih Kaplanoglu.

Grande Prémio do Júri - Urso de Prata: "If I Want to Whistle, I Whistle" (Roménia/Suécia), de Florin Serban.

Melhor Realizador: Roman Polanski, por "The Ghost Writer" (França/Alemanha/Grã-Bretanha).

Melhor Actriz: Shinobu Terajima, por "Caterpillar" (Japão), de Koji Wakamatsu.

Melhor Actor: Grigori Dobrigin e Sergei Puskepalis, ex-aequo, por "How I Ended This Summer" (Rússia), de Alexei Popogrebski.

Melhor Contribuição Artística: Pavel Kostomarov, pela fotografia de "How I Ended This Summer" (Rússia), de Alexei Popogrebski.

Melhor Argumento: Wang Quan'an e Na Jin, por "Apart Together" (China), de Wang Quan'an.

Prémio Alfred Bauer para um trabalho de particular inovação: "If I Want to Whistle, I Whistle"(Roménia/Suécia), de Florin Serban.

Melhor Primeira Obra: "Sebbe" (Suécia), de Babak Najafi

Mais informações no site oficial do Festival de Cinema de Berlim 2010.