Filmes biográficos sobre figuras controversas e casos políticos da Alemanha é coisa que não tem faltado nestes últimos anos ao cinema alemão, de "A Queda - Hitler e o Fim do Terceiro Reich" a "O Complexo Baader Meinhoff."
O caso de "Jew Süss - Rise and Fall", realizado por Oskar Roehler, é contudo mais delicado, mais 'cinéfilo' e menos conhecido do grande público: trata-se de um filme sobre um filme.
Centra-se no actor austríaco Ferdinand Marian (1902-1946) que, por ordem expressa do Ministro da Propaganda Nazi, Joseph Goebbels, é forçado a protagonizar um dos filmes mais infames da história: o anti-semita "Judeu Süss", realizado em 1940, por Veit Harlan. "Judeu Süss", que Marian nunca quis interpretar, foi o apogeu da sua carreira. E o princípio da sua tragédia.
Goebbels quis fazer uma ficção de propaganda mascarada pelas suas qualidades artísticas. Empenhou-se pessoal e obsessivamente na sua produção. E "Jew Süss - Rise and Fall" conta tim-tim por tim-tim toda a engrenagem do filme maldito, história de um judeu avarento que sobe na hierarquia do poder do reinado do Duque de Württemberg, no Século XVI. Estreado em 1940 (no Festival de Veneza), "Judeu Süss" foi depois exibido em larga escala por toda a Alemanha. Tornou-se uma 'arma psicológica' (e uma das mais eficientes) do III Reich e do Holocausto. Continua banido na Alemanha e na Áustria.
Tobias Moretti interpreta Ferdinand Marian, o actor que "vende a alma ao diabo". Justus von Dohnanyi é Veit Harlan - e a sua figura é estranhamente 'protegida' à luz da responsabilidade histórica. Mas "Jew Süss - Rise and Fall" é sobretudo um filme sobre Goebbels e a sua horrível máquina de propaganda. Goebbels é interpretado por Moritz Bleibtreu num papel histriónico que ocupa o espaço todo.
Não se pode atacar o filme de Roehler por falta de profissionalismo: as duas horas desta grande produção 'têm tudo no sítio' e passam a correr. Mas "Jew Süss - Rise and Fall" é um filme que só debita informação. Não há reflexão nem compromisso. É um papel de embrulho de um episódio histórico.
No final do filme, que coincide com o final da guerra, Marian, com a vida num farrapo, encontra um grupo de judeus que escapou dos campos de concentração. Esses judeus, que parecem zombies, atacam-no. É o único momento polémico do filme. E valeu-lhe uma pateada na sessão de imprensa.
Jew Süss - Rise and Fall
de Oskar Roehler
(Selecção Oficial - Competição)
Mais informações no site oficial do Festival de Cinema de Berlim 2010.