ARQUIVO Festival de Veneza 2008

O vício da guerra

Quando o combate é também uma questão de adrenalina, faz sentido falar em justiça?

"The hurt locker", de Kathryn Bigelow

Jorge Leitão Ramos, enviado a Veneza

Mesmo na recta final do festival, um filme americano assinado por Kathryn Bigelow volta a pôr o Iraque diante dos nossos olhos. Desta feita é uma brigada especializada na desmontagem de engenhos explosivos que acompanhamos, num dia-a-dia em que a morte espreita em cada instante, o inimigo pode estar em cada rosto e não há nada em quem se possa confiar, a não ser na perícia dos soldados que estão ao nosso lado.

Mas a situação é tanto mais inquietante quanto os soldados que seguimos são voluntários e, pelo menos, um deles não pode viver sem a adrenalina do perigo. Uma vida normal parece-se com o vazio.

"The Hurt Locker" é um filme onde a guerra é vista por um prisma novo e original, filmada com a nervosidade e o sentido dramático proverbial na sua realizadora e, ao mesmo tempo, um sentido de quase documentário, de dar a ver uma realidade sem a judicar. Um muito provável candidato ao Leão de Ouro.

de Kathryn Bigelow (EUA)

com Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty

Venezia 65 - Selecção Oficial - em competição

4 estrelas