Uma suspeita de que o palhaço Tiririca seja analfabeto poderá fazer com que o provável campeão de votos na eleição para deputado federal em São Paulo, pelo PR-Partido da República, passe por um teste de leitura e escrita.
Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ ELEIÇÕES NO BRASIL
A avaliação foi solicitada pelo Ministério Público, depois de a imprensa brasileira ter noticiado que Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como palhaço Tiririca, tem dificuldades de leitura e de escrita.
Tiririca deve ter 900 000 votos
A legislação eleitoral brasileira diz que os analfabetos podem votar, mas são impedidos de disputar qualquer cargo público."Existe uma suspeita séria de que esse homem é analfabeto. É preciso saber se ele tem condições de ser candidato", disse o promotor Maurício António Ribeiro Lopes, autor do pedido.
Desde o início da disputa eleitoral, Tiririca tem sido alvo de muitas críticas, nomeadamente por causa das ironias das suas peças de campanha. A suspeita de analfabetismo é mais um capítulo da polémica candidatura do famoso comediante da televisão, que deverá obter cerca de 900 000 votos, ou 3% dos eleitores de São Paulo, segundo uma recente sondagem.
A votação de Tiririca deverá superar outros campeões de voto do passado, como o atual Presidente Lula da Silva, quando foi eleito deputado federal também por São Paulo, em 1986.
Candidato líder na Internet
Na Internet, o palhaço contabiliza maior procura nos sítios de busca do que os principais candidatos a Presidente, como Dilma Rousseff, pelo Partido dos Trabalhadores de Lula da Silva e favorita na disputa, ou José Serra, da oposição.
O lema da campanha é "Vote Tiririca, pior que está não fica" e "Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não sei, mas vote em mim que eu te conto".
A expetativa de um desempenho recorde levou o Partido da República (PR), pelo qual Tiririca disputa as eleições, a reservar para o palhaço um número de fácil memorização, o 2222.
No Brasil, os eleitores têm de inserir o número correto de cada um dos seus candidatos na urna eletrónica para garantir a validade do voto.Como nas eleições deste ano cada eleitor escolherá cinco candidatos (Presidente, governador, dois senadores, deputados federal e estadual), um número de fácil memorização pode contribuir para o sucesso da eleição.
Propostas em defesa dos nordestinos
Tiririca nega que a sua candidatura seja uma crítica à classe política e afirma que apresentará propostas no Congresso Nacional para beneficiar a população do nordeste brasileiro, região mais pobre do país." Meu lema não é uma piada. É a pura realidade. Pior do que está não fica", diz Tiririca, ao salientar que não pretende vestir-se de palhaço nas sessões do Congresso brasileiro.
Apesar do favoritismo apontado pelas sondagens, o palhaço pretende intensificar a sua campanha na reta final até domingo, data da primeira volta das presidenciais e restantes eleições.