Cultura

Cidades candidatas a finalistas a Capital Europeia da Cultura 2027 apuradas sexta-feira

Audiências de pré-seleção das cidades portuguesas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027 estão em curso desde terça-feira no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O anúncio das que passam à fase final será feito esta sexta-feira

O anúncio das cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura de 2027 que passam à última fase de escrutínio será efetuado em conferência de imprensa, esta sexta-feira, no Centro Cultural de Belém. A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capitais Europeias da Cultura. São 12 as cidades portuguesas a concurso: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real. 

As audiências têm lugar por ordem alfabética do nome das cidades, perante um painel de 10 jurados internacionais e dois jurados indicados pelo Ministério da Cultura português, tendo a delegação de Braga sido a segunda a apresentar-se. As candidaturas de Aveiro e Évora também foram apresentadas presencialmente esta sexta-feira, em Lisboa.

Segundo o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, as delegações das cidades são constituídas por um máximo de dez elementos, que apresentam oralmente o conteúdo do ‘Dossier de Candidatura’ e o processo do desenvolvimento deste, perante o painel de 12 jurados. As apresentações são seguidas por um momento de perguntas e respostas, “no qual o júri coloca às delegações das cidades as perguntas que considera necessárias para a tomada da sua decisão”.

No modelo atual, duas ou três cidades, em países diferentes, são Capitais Europeias da Cultura durante um ano. O título é atribuído cinco anos antes, após um processo de candidatura e seleção por parte de um júri constituído por peritos independentes. O convite formal à apresentação de propostas é publicado cerca de seis anos antes do ano-título, com um prazo de pelo menos 10 meses para os candidatos apresentarem as suas propostas.

Desde a sua criação, 58 cidades já acolheram o evento cultural, sendo um dos mais emblemáticos a nível europeu. Três cidades portuguesas foram já eleitas Capitais Europeias da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.