Cultura

Morreu James Michael Tyler, o ator que interpretou Gunther na série “Friends”

Depois de ter sido diagnosticado com um cancro na próstata já em estágio bastante avançado, James Michael Tyler tornou-se um ativista pela luta contra o cancro

James Michael Tyler, ator que ficou conhecido pelo seu papel na série "Friends", morreu de cancro na próstata aos 59 anos
Jason Kempin/Getty Images

25-10-2021

Morreu este domingo, com 59 anos, o ator norte-americano James Michael Tyler, vítima de cancro na próstata diagnosticado em 2018 mas já em estado avançado, que acabou por se espalhar para os ossos. Conhecido por ter interpretado a personagem Gunther na série “Friends”, o ator acabou por se tornar também famoso pela forma com lidou com a própria doença.

“Mesmo que só o tenham encontrado uma vez na vida, de certo ficaram amigos dele”, disse a sua família em comunicado. “Sempre quis ajudar o maior número de pessoas possível, e com coragem compartilhou a sua história e tornou-se um defensor dos exames de sangue logo aos 40 anos para despistar a possibilidade de um cancro da próstata.”

Na recente reunião dos amigos mais famosos da televisão mundial, em maio, Gunther apareceu por Zoom - a sua saúde não permitiu que gravasse o episódio especial com os restantes membros do elenco.

Durante dez anos, Tyler foi Gunther, o gerente do café Central Perk, onde Jennifer Aniston e restantes estrelas se reuniam todos os dias a dizer mal da vida. “Foram os 10 anos mais memoráveis ​​da minha vida, honestamente. Não poderia ter imaginado uma experiência melhor. O pessoal foi fantástico, uma alegria trabalhar com vocês. Foi muito, muito especial”, disse o ator nesse episódio especial em que participou por zoom.

A personagem que interpretou nutria um amor não correspondido pela personagem de Aniston, Rachel Greene. No fim da série, quando Rachel decide ir para Paris, finalmente ele confessa o seu amor. Rachel responde que também o ama “talvez de uma forma diferente” mas que irá sempre lembrar-se dele quando se deparar com alguém com um cabelo mais louro do que o sol.