Passa-se numa realidade contemporânea alternativa, onde os super-heróis foram marginalizados por causa dos seus métodos violentos, mas isso não impede que alguns deles se reúnam para preparar uma revolução. Também não impede que outros façam tudo o que estiver ao seu alcance para impedi-la. É este o ponto de partida de “Watchmen” (HBO Portugal), que parte da crítica viu como uma possível nova “A Guerra dos Tronos”. Mas desengane-se quem pensar que há qualquer comparação da narrativa. Aqui o que está em causa é mesmo a dimensão do fenómeno. Está no bom caminho.
Embora tenha entrado no catálogo de forma discreta, longe de se tornar num fenómeno imediato de audiência, está lançada para a temporada de prémios. A minissérie de ficção “Watchmen”, uma produção própria da HBO adaptada de uma banda desenhada homónima de Alan Moore e Dave Gibbons,, parte na frente desta corrida aos prémios São 26 nomeações numa temporada inaugural, onde se incluem as categorias de Melhor Realização, por três episódios, Melhor Série, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora e Melhores Efeitos Especiais, sem esquecer várias nomeações para o elenco.
É a melhor opção para HBO, num ano em que a concorrente Netflix volta a levar a melhor em número de produções nomeadas, batendo um novo recorde com um total de 160 nomeações. Leva a melhor sobre HBO, que o ano passado tinha conquistado 137 e que este ano recua para 107. NBC (47), ABC (36) e FX (33), canais sem distribuição em Portugal mas cujos conteúdos são apresentados através de outras plataformas — veja aqui onde pode aceder a todas as séries nomeadas — seguem-se entre os mais nomeados.
No que ao número de nomeações por cada série diz respeito, “Watchmen” é seguida de perto por "The Marvelous Mrs. Maisel" (Amazon Prime Video), com 20 nomeações, e “Ozark” (Netflix) e “Sucession” (HBO), ambas com 18. "Handmaid's Tale", "The Crown", "Killing Eve", "The Mandalorian", "Better Call Saul", "Ozark", "Stranger Things" e "Sucession" estão indicadas para melhor série dramática. Para o Emmy de melhor comédia foram selecionadas "Curb Your Enthusiasm", "Dead to Me", "The Good Place", "Insecure", "O método Kominsky", "The Marvelous Mrs. Maisel", "Schitt's Creek" e "What We Do in the Shadows".
Já para Melhor Atriz Dramática estão indicadas Jennifer Aniston ("The Morning Show"), Olivia Colman ("The Crown"), Jodie Comer e Sandra Oh (ambas por "Killing Eve"), Laura Linney ("Ozark") e Zendaya ("Euphoria"). Jason Bateman ("Ozark"), Sterling K. Brown ("This is Us"), Steve Carell ("The Morning Show"), Brian Cox e Jeremy Strong (ambos por "Succession") e Billy Porter ("Pose") estão nomeados para melhor ator dramático.
Na comédia tudo se decide entre Christina Applegate e Linda Cardellini (nomeadas por "Dead to Me"), Rachel Brosnahan (“The Marvelous Mrs. Maisel”), Catherine O'Hara ("Schitt's Creek"), Issa Rae ("Insecure") e Tracee Ellis Ross ("black-ish"). Quanto à comédia no masculino, Anthony Anderson ("Black-ish"), Don Cheadle ("Black Monday"), Ted Danson ("The Good Place"), Michael Douglas ("O método Kominsky"), Eugene Levy ("Schitt's Creek") e Ramy Youssef ("Ramy") são os nomeados para melhor ator
Os nomeados da 72.ª edição dos Emmy foram anunciados apenas através da internet, por causa da pandemia da covid-19, e os vencedores serão revelados este domingo numa cerimónia com apresentação de Jimmy Kimmel. A transmissão televisiva acontece na SIC Caras a partir das 00h30 da madrugada deste domingo para segunda-feira.