Num ano marcado por alterações nos critérios de seleção para Melhor Filme nos Óscares — as mudanças só se farão sentir nos nomeados do próximo ano e nos prémios entregues a 25 de Abril —, os Emmys dão o exemplo e apresentam-se como pioneiros na diversidade. Dos 102 nomes destacados nas categorias de representação, 35 são atores negros A subida para 34,3% é acentuada face ao ano passado (com apenas 19,8%), ao passo que o melhor resultado anterior era de 2018, com 27,7% de atores negros.
A mudança de mentalidades parece estar a acontecer no seio das academias de Televisão e de Cinema norte-americanas, onde tem crescido a preocupação com a representatividade das minorias. Neste ano, é nos grandes títulos que surgem mais atores negros entre os nomeados e a série mais nomeada do ano é exemplo de uma preocupação crescente também do lado da produção.
“Watchmen”, com 26 nomeações numa temporada inaugural, consegue três nomeações para atores negros na categoria de Melhor Ator Secundário numa Série Limitada ou Telefilme — Yahya Abdul-Mateen II, Jovan Adepo e Louis Gossett Jr. foram os escolhidos da Television Academy — e uma para Melhor Atriz, para Regina King. Billy Porter, Sterling K. Brown, Zendaya, Octavia Spencer e Kerry Washington são outros dos nomes em destaque.