Cultura

Entre connosco na residência oficial do primeiro-ministro e veja mais de 80 peças de design português

O Palácio de São Bento conta agora com uma seleção de mobiliário, luminária, objetos decorativos, alfaias agrícolas, tapeçarias e peças científicas, escolhida para a exposição "Design em São Bento"

Uma exposição com mais de 80 obras, que mostram traços da cultura material portuguesa, abre ao público a partir de sábado, inaugurando uma nova iniciativa de arte na residência oficial do primeiro-ministro, intitulada "Design em São Bento". A ideia foi do primeiro-ministro, António Costa, que contactou o Museu do Design e da Moda (MUDE), para estabelecerem uma parceria.

A mostra conta com mais de 80 peças de diferentes naturezas — mobiliário, luminária, objetos decorativos, alfaias agrícolas, tapeçarias, peças científicas —, do século XII ao XXI, que "espelham um entendimento de design muito abrangente", explicou aos jornalistas a curadora Bárbara Coutinho, diretora do MUDE.

Ao estabelecer esta parceria, apesar de ter sido uma iniciativa do primeiro-ministro, a mostra passou a integrar-se dentro da estratégia do "MUDE fora de portas". Na base está um conceito que é "a capacidade inata de o homem transformar a realidade à sua volta", sendo disso exemplo um trilho de debulhar cereais, pertencente ao Museu Nacional de Etnologia, colocado na parede da sala de jantar.