“The Hateful Eight”
Realização: Quentin Tarantino
Com: Samuel L Jackson, Jennifer Jason Leigh, Kurt Russell, Channing Tatum, Tim Roth
2h48m
A “Hollywood Reporter” escreve que “Hateful Eight” é o filme em que Quentin Tarantino nos mostra que afinal os cowboys não são homens de poucas palavras. Depois da estreia nos Estados Unidos na viragem do ano, chegará aos cinemas portugueses a 4 de fevereiro.
Filmado no amplo formato Ultra Panavision 70 – semelhante ao usado em filmes dos anos 1950-60 – conta com música Ennio Morricone, um verdadeiro clássico dentro dentro dos filmes dos westerns, género que previsivelmente voltará a ser levado ao limite e “pervertido” neste novo filme de Tarantino.
Depois de “Django Libertado”, a sua nova aventura pelo velho oeste americano decorre alguns anos depois do fim da Guerra Civil, quando o “enforcador” Ruth (Kurt Russell) transporta a assassina Daisy Domergue (Jason Leigh) até Red Rock para prestar contas à justiça. Pelo caminho eles encontram e dão boleia ao Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), um ex-soldado que se transformou num terrível mercenário, e a Chris Mannix (Walton Goggins), um renegado sulista que quer ser o novo xerife da cidade. Uma tempestade de neve leva o grupo a ter de procurar refúgio numa estalagem administrada por Minnie (Dana Gourrier), onde se vão cruzar com uma série de estranhas e dúbias personagens.Entre diálogos e situações delirantes, o filme deixa-se contaminar pelo espírito de Alfred Hitchcock, à medida que se torna óbvio que alguém irá tentar libertar Daisy e o suspense cresce.
“Hateful Eight” esteve envolto em polémica do princípio ao fim. Antes do início da rodagem, o argumento foi inadvertidamente tornado público, o que levou o realizador e argumentista a pensar mesmo em desistir do filme e limitar-se a publicar a história em livro. A estreia estava prevista para 25 de dezembro. Tarantino pretendia que, entre outras salas, estreasse no emblemático Cinerama Dome de Los Angeles, mas a Disney terá pressionado os proprietários do cinema a prolongarem a exibição da nova saga de “Star Wars” durante toda a quadra natalícia, inviabilizando o que fora anteriormente acordado em relação a “Hateful Eight”, levando o cineasta a proferir iradas declarações a esse propósito no programa de Howard Stern.