Clube Expresso

Junte-se à conversa: a Ucrânia e a UE entre Trump e Putin

“Junte-se à Conversa” é uma iniciativa do Expresso, no âmbito do Clube Expresso, em que os leitores assinantes do jornal podem conversar connosco sobre temas da atualidade. A próxima conversa é já na quarta-feira, dia 19 de fevereiro, às 14h00. Apareça

Donald Trump lançou as negociações para o fim da guerra na Ucrânia sem Zelensky e sem a União Europeia à mesa, mas apenas com a Rússia. Com isso, deitou abaixo toda a estratégia de Biden e da Europa para isolar Putin e, ao mesmo tempo, começou por ceder em pontos sensíveis: ceder território a Moscovo, tirar a NATO da equação, exigir a Kiev contrapartidas económicas pelo apoio futuro.

Com isto, ao fim do terceiro ano de guerra, ucranianos e europeus parecem isolados — sem capacidade militar para assumir um papel central e dependentes do que vier a acontecer. A aliança transatlântica, central para assegurar a paz desde a segunda guerra mundial, vive os seus dias mais desafiantes.

Esta semana, David Dinis e Pedro Cordeiro analisam tudo isto e os perigos à nossa frente. Junte-se à Conversa, onde quer que esteja e via Zoom, colocando as suas questões, receios ou perspectivas.

Marque na agenda: quarta-feira, dia 19 de fevereiro, às 14h00.

Se é subscritor do Expresso, registe-se aqui.

Se ainda não é subscritor, poderá fazê-lo aqui.