A imagem das ruas estreitas empedradas de Óbidos, das escadinhas, mas também do castelo, monumento nacional desde 1910, e da maior livraria do mundo dentro de uma igreja, são apenas alguns postais da vila medieval “ópido”, que significa cidadela. Cidade Literária da UNESCO, nela multiplicam-se os eventos culturais dedicados à literatura e os espaços temáticos onde é possível mergulhar nos livros, sendo algumas leituras acompanhadas da inconfundível Ginjinha de Óbidos, ou de um bom vinho. Todos os anos, o Festival do Chocolate, atrai centenas de visitantes e, por estes dias, é o Mercado Medieval, com múltiplas performances musicais e teatrais, que promove uma forte interação com os visitantes além de integrar vasta oferta gastronómica.
A região complementa todas estas experiências com uma zona costeira de praias, flora e fauna abundantes da Lagoa de Óbidos que, por sua vez, influencia a gastronomia com ameijoas e enguias servidas fritas ou em caldeirada, assim como as férteis várzeas hortícolas.
Observar flamingos e mergulhões na maior lagoa de água salgada de Portugal
Localizada nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, a Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa, com uma área de cerca de sete quilómetros quadrados e uma profundidade média de dois metros. Apresenta um ecossistema rico ao nível da fauna e da flora e privilegiado para a observação e fotografia de numerosas espécies de aves. Com a Intertidal - Natureza e Aventura (Tel. 912866644) descubra desde o mergulhão-pequeno, o corvo-marinho-de-faces-brancas ao borrelho-de-coleira-interrompida, e, pontualmente o flamingo. Admire ainda as bateiras, barcos típicos de pescadores e mariscadores da Lagoa de Óbidos, antigamente utilizados na apanha do limo.
Praias de extensos areais
Bom Sucesso, Rei Cortiço, D’El Rei e Covões são quatro praias da região de Óbidos, todas com areais generosos. Na praia do Bom Sucesso, o areal abrange desde as margens da Lagoa de Óbidos até à saída para o mar. Tem muita frequência, sobretudo de famílias com crianças, dispõe de estacionamento e, por perto, oferece um miradouro com excelente vista sobre a Lagoa e a Foz do Arelho, sendo o acesso feito por estrada de terra batida. Uma pequena reentrância dá acesso à praia do Rei Cortiço, também com um areal amplo, delimitado por arenitos. Estende-se cerca de 11 km para sul, até ao Baleal, e dispõe de nadador-salvador. Envolvida por serra e mar, a praia d’El Rei é muito admirada por quem a visita. O areal também é vasto, sendo demarcado por dunas. Está integrado no empreendimento com o mesmo nome. A Praia dos Covões vai da Lagoa de Óbidos até ao Baleal. Os visitantes costumam admirar a praia a partir de uma falésia, sendo esta, entre as praias da região, considerada um pouco mais “selvagem”.
Vila literária e criativa
Em 2013 abriu a maior livraria portuguesa dentro da emblemática igreja do séc. XII, a Livraria Santiago (Tel. 262103180). Foi um passo decisivo para, em 2015, a UNESCO designar Óbidos como Cidade Literária, passando também a integrar a Rede de Cidades Criativas. A partir desse momento, espaços antigos ganharam vida como livrarias temáticas e surgiram movimentos como o bookcrossing, a que se associa o Josefa D'Óbidos - Hotel ao criar o recanto de leitura. O movimento consiste em deixar um livro num local público para que outros o encontrem e o leiam e pretende estimular a criação (Tel. 262955010) de hábitos de turismo & leitura, associados ao destino Óbidos Creative City of Literature. Na O Bichinho de Conto, livraria infantil, acontecem encontros com autores, contos, workshops e exposições (Tel. 262103180). Todos os dias no Mercado Biológico, no antigo quartel de bombeiros, encontra produtos biológicos da região, e a Alfarrabista e Livros Raros, Viagens, Gastronomia e Vinhos (Tel. 939079704). Visite a Livraria da Galeria NovaOgiva (Tel. 912962940), dedicada à Arte Contemporânea, a Livraria do Museu Abílio de Mattos e Silva, com obras sobre artes do espetáculo e história do séc. XX (Tel. 262959299), a Livraria Artes & Letras (Tel. 262958008), onde livros antigos e de coleção estão acomodados numa adega centenária, com um pequeno bar de vinhos regionais e a Casa José Saramago - Biblioteca Municipal de Óbidos (Tel. 262955500).
Da ginja ao licor
Nas visitas guiadas à licoraria Oppidum (Tel.966641924), situada no Sobral da Lagoa, pode ver de perto como as ginjas são selecionadas cuidadosamente e transformadas em licor. A povoação é famosa pelo cultivo de diversas variedades frutícolas de qualidade superior, entre as quais se destacam as ginjas. A paisagem está pejada de ginjeiras que, na primavera, se assemelham a um manto de flores. Entre ginjais a perder de vista, charnecas e vales do Sobral da Lagoa, a família Pimpão produz a Ginja D’Óbidos Oppidum. Os frutos são apanhados manualmente, seguem até ao cume do Sobral, onde os pedúnculos se retiram e depois sujeitos ao processo de infusão hidro-alcoólica durante nunca menos de um ano. Agende visita através do site www.ginjadeobidos.com.
Seguir o vento dos moinhos
Convida-se a circundar a Lagoa de Óbidos através da Ecovia, um percurso de 11 km que surge como um dos mais tentadores para fazer na região dada a proximidade às águas. Passa a zona das antigas salinas do Arelho (Parque de Merendas e Vala das Salinas), a foz dos rios Arnóia e Real, Bico dos Seixos, Braço do Bom Sucesso, Covão dos Musaranhos, Ponta Branca e o peculiar “bairro” de cabanas de cana, Bico dos Corvos, Caneiro, Poça das Ferrarias, Ponta do Espichel, Ponta das Canas, Aldeia da Lapinha, Ponta do Bração, e termina na Aldeia dos Pescadores, junto à praia do Bom Sucesso. Este trilho interliga com a Ecovia do Arnóia, Ecovia do Rio Real, Rota das Poças, Trilho dos Patos Reais. Mas, depois de visitar a Lagoa, percorrer a Rota dos Ventos dos Moinhos pode ser um bom complemento. Parta da Praça Dr. Azeredo Perdigão, junto ao icónico chafariz, passe a Mina e açude, o “Parque do Rio”, a Capela de Jesus Maria José, suba ao longo de pinhais, vinhedos e pomares, em direção ao topo da serra da Amoreira e encontre os moinhos. Ali tem vistas privilegiadas sobre o Vale Tifónico de Óbidos, Planalto das Cesaredas, Sobral da Lagoa, Várzeas da Rainha e o Atlântico.
Grande Mercado Medieval de Óbidos
Festival com portas abertas até 28 de julho, o Mercado Medieval é sempre um evento muito aguardado, com espetáculos como o habitual cortejo de receção aos reis D. Dinis e D. Isabel de Aragão que inclui sempre o olhar atento e a participação de centenas de pessoas. Esta edição conta com mais de 40 grupos musicais e procura proporcionar a todos os visitantes uma experiência de diversão, não faltando a variedade de gastronomia, com especialidades originárias da Idade Média e da região de Óbidos. Assista às performances, com recriações históricas com muita animação e trajes de outra época. O bilhete para um dia custa €10, mas pode adquirir o ingresso para o programa Corte dos Reis, que inclui entrada no Mercado, aluguer de traje, participação no Cortejo e no Milagre das Rosas, lugar reservado no Torneio das Tréguas, saudação aos Reis, banquete real e entrada em zona reservada dos Caminhos da Rainha.
Há ginjas no Poço dos Sabores
No restaurante Poço dos Sabores (Tel. 928047744), aconselhado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e com Selo de Qualidade Recheio, o chef Fábio Fidalgo, com experiência em várias cozinhas, incluindo três anos de trabalho em Londres, oferece, juntamente com a mulher, Sónia, propostas de comida típica e com apresentação cuidada. Destacam-se pratos como o “Magret de pato com puré de castanhas, molho de ginja e frutos silvestres” e o “Lombinho de porco Wellington”.
Dormir no Castelo, entre livros ou junto ao mar
É possível escolher entre três alojamentos aconselhados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e distinguidos com Selo de Qualidade Recheio. No Marriott Resort, Praia D'el Rey (Tel. 262905100) desfrute da proximidade à praia e não descure uma ida ao spa para uma experiência totalmente relaxante neste hotel. No alto da vila de Óbidos, a Pousada Castelo de Óbidos (Tel. 262248908), com arquitetura e decoração que nos levam a viajar na história, oferece quartos dignos de reis e rainhas. Para uma experiência diferente, pode ainda ficar no The Literary Man Obidos Hotel (Tel. 262959217), um dos maiores hotéis literários do mundo, e pôr a leitura em dia. É uma das moradas que integra a lista de pontos de visita de Óbidos Cidade Literária e Rede de Cidades Criativas, que se estende também ao alojamento Rio do Prado.
Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.
"Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”