No interior sul do país, na vasta província alentejana, Arraiolos tem como vizinhos os concelhos de Mora, Sousel, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo e Coruche. A vila nasceu no castelo com a muralha de forma circular que permite inclusive entrar de bicicleta no interior. O documento mais antigo referente ao território data de 1217, quando D. Afonso II doou as terras da Herdade de Arraiolos ao bispo de Évora. Pediu para se construir o castelo, mas, 100 anos depois, foi D. Dinis que o concluiu. É um marco da vila que permite olhar o casario caiado, com tonalidades especiais ao pôr do sol.
No Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos percebemos a atividade centenária de tinturaria da vila, ainda visível no subsolo. Naquele que surge aos nossos olhos como o berço do tapete bordado a ponto cruzado oblíquo, o primeiro registo dos tapetes na vila data de 1598. A comunidade muçulmana motivou esta atividade, os locais receberam os ensinamentos e contribuíram também naturalmente, sobretudo ao nível dos bordados.
Para além das artes manuais da tapeçaria, a vila é rica nas artes da mesa: há Empadas com a marca de Arraiolos, assim como doces Pastéis de Toucinho, as Semanas das Migas e muitas outras tentações da cozinha alentejana que resultam em eventos temáticos que culminam, todos os anos, na grande Mostra Gastronómica do concelho. Tudo bem regado com os vinhos das herdades da região em ambiente relaxante por entre campos e passadiços.
Castelo circular
Guardião de pedra de Arraiolos, oferece vistas panorâmicas sobre o casario da vila e sobre os campos. Fica no cabeço rochoso conhecido como Monte de São Pedro, apresenta planta circular, formato peculiar na arquitetura defensiva da época e incita a deambular pelas sólidas muralhas. Explore as ruínas do Paço dos Alcaides, com elementos do estilo românico e gótico e que integra a Torre de Menagem. Admire a Igreja do Salvador, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Castelo, antiga matriz de Arraiolos, situada mesmo no centro do recinto amuralhado do castelo.
Tapeçaria e ruralidade
A iniciativa “O Tapete está na Rua” faz crescer a curiosidade em saber mais sobre o Tapete de Arraiolos. Visite o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (Tel.266490254), instalado no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, na Praça da República, e conheça a arte e evolução técnica e estética deste objeto, dos motivos orientais aos europeus e os encantadores motivos naïf locais. Perto da Praça descobre um tapete desenhado em pedra no chão e o Monumento à Tapeteira. Visite também o Centro Interpretativo do Mundo Rural (Largo Prof. Doutor José Caeiro da Matta, Vimieiro, Arraiolos. Tel. 266490254), com uma rica coleção de alfaias e utensílios do mundo rural alentejano composta por mais 748 objetos, datados dos séculos XIX a XX, e ainda uma seleção de fotografias de grande beleza, retratando a vida no campo.
Tapetes estendidos e migas a fumegar
Uma mostra dos genuínos tapetes de Arraiolos, nas principais artérias do centro histórico da vila, recebe os visitantes com cores e encanto, de 6 a 10 de junho. O evento dá pelo nome de “O Tapete está na Rua” e literalmente numerosos exemplares da típica tapeçaria local são estendidos por estes dias nas ruas e praças e pendurados nas portas, janelas e varandas. Esta iniciativa serve de pretexto para todo um programa de atividades como espetáculos musicais, animação de rua, recriações históricas, exposições, mostra e venda de produtos regionais e de artesanato, e também gastronomia. Arraiolos tem ainda por tradição realizar as “Semanas das Migas”, uma das temáticas da Mostra Gastronómica do concelho que decorre ao longo de todo o ano. Cerca de 20 restaurantes aderiram à iniciativa e dão a provar as suas receitas até dia 16 de junho. Entre o final de outubro e o início de novembro todos os pratos são apresentados na grande Mostra Gastronómica.
O Alpendre
Uma sugestão do Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e detentora do selo de Qualidade Recheio, é Meca para quem adora migas elaboradas de diversas maneiras. Mas neste restaurante, decorado com objetos típicos do Alentejo e esplanada interior, a reproduzir as fachadas com lista azul, servem-se muitas “entradinhas” como a “Salada de bacalhau”, as “Empadinhas de galinha”, ou os “Ovos de codorniz com bacon”. Já como pratos principais o Guia Boa Cama Boa Mesa destaca “Migas de Bacalhau”, “Carne de alguidar” e Lagartos” e, para terminar, uma “Sopa Dourada”.
Bairro Serpa Pinto, 22-A, Arraiolos. Tel. 266419024
Empadas e Pastéis de Arraiolos
“Sabores do Alentejo”, “Manjerona”, “República da Empada” e “Guilhermino Machado” são os nomes a fixar quando se quer provar a genuína Empada de Arraiolos com marca registada. Para além das empadas, elaboradas com galinha, chouriço e toucinho, manjerona, cravinhos e pimenta-preta, há ainda os “Pastéis de Toucinho” para saborear. Estes pastéis são doces, elaborados com toucinho de porco, amêndoa e doces, para provar também n’ “O Forjador”, na mercearia “Manjerona” e pastelaria “O Toucinho”.
Caminhar junto à Barragem do Divor
Não tem infraestruturas desportivas, a Barragem do Divor é um lugar de contemplação, para fazer um piquenique à sombra das azinheiras junto a esta albufeira alimentada pela ribeira do Divor. Fica a poucos quilómetros de Arraiolos, na localidade de Igrejinha, e pode ser o cenário de uma caminhada, ou uma relaxante pescaria de achigã. Com o propósito de valorizar a entrada na vila, com vista para o Convento da Nossa Senhora da Assunção e para o Vale das Flores, encontra o Passadiço de Arraiolos. A apenas cerca de 10 km de Arraiolos conheça São Pedro da Gafanhoeira. Percorra as azinhagas desta aldeia, durante séculos pontos de passagem para viajantes. Conheça o Passadiço de S. Pedro da Gafanhoeira, com apenas 700 metros, mas envolto por uma agradável zona propícia a piqueniques.
Tapada de Coelheiros ao pôr do sol
Faça uma visita de jipe na Tapada de Coelheiros com término ao pôr do sol, com uma prova de vinhos e harmonização com a tradicional gastronomia alentejana (pão, queijos típicos e enchidos de porco preto). Pode optar pela prova de vinho clássica ou especial de terroir. Reserve um almoço tradicional servido sob o telheiro do Taco: situado num ponto alto da propriedade, beneficia de uma vista única. Esta herdade de 800 hectares, localizada na Igrejinha, aposta na agricultura biológica e regenerativa. As vinhas da propriedade encontram-se inseridas num mosaico de diferentes culturas, rodeadas de sobreiros, oliveiras, nogueiras, pinheiros e dezenas de espécies que vivem de forma integrada num ecossistema de harmonia e equilíbrio. (Reservas por WhatsApp: 927324551)
Dormir num antigo convento
A Pousada de Arraiolos, instalada no Convento De Nossa Senhora da Conceição, datado do século XVI, é uma das escolhas do Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024, com Selo de Qualidade Recheio, para pernoitar na região. Mais do que um alojamento é um monumento, com uma igreja completamente revestida a azulejaria portuguesa em tons de azul e apresenta uma localização muito próxima à vila, sem deixar de ser um refúgio no meio da natureza. Dispõe de 30 quartos e duas suítes, piscinas exterior e interior, restaurante, ginásio, sauna e banho turco.
Nossa Senhora da Assunção, Arraiolos. Tel.266419340
Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.
"Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”