Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.
Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.
Hoje, faça uma visita guiada a Vila Flor, em Trás-os-Montes, guiada por Rui Rolo e Rita Machado. Cresceu no meio do negócio de família. Hoje, com 55 anos, Rui Rolo é proprietário de quatro estabelecimentos comerciais. O primeiro abriu em 2016 e a loja Nordesuper IV, em Vila Flor, que tem Rita Machado, como responsável, é aposta mais recente.
Em Vila Flor, que local emblemático é obrigatório visitar?
Rita Machado e Rui Rolo – É o Santuário da Nossa Senhora da Assunção! Tem uma arquitetura oitocentista e uma escadaria que liga sete capelas, onde é feita a Via Sacra. É um local de devoção que teve origem no século XVII.
Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
A Festa da Vila em Honra de São Bartolomeu, em agosto, que este ano decorreu entre os dias 22 e 24. Celebra o santo padroeiro e conta com muita animação, música e gastronomia. O ponto alto é a procissão solene acompanhada da Banda de Música de São João da Madeira.
Qual a melhor porta para conhecer a cultura, a história e as tradições da região?
Há vários locais para visitar, como a Casa Museu da Família Vila Real, em Benlhevai, de um senhor chamado António Fernando Vila Real, que guardava tudo o que via. Um dia abriu as portas da casa de família e dispôs-se a mostrar tudo, como animais conservados, armas, loiças, cachimbos e conchas. Tem também objetos africanos, romanos, árabes e do paleolítico. E claro, instrumentos de lavoura. Há ainda o Centro Interpretativo da Reserva da Biosfera e o Museu Berta Cabral.
Que figura da terra devem os visitantes conhecer?
A pintora Graça Morais. Nasceu em Freixiel, perto de Vila Flor, e vive aqui na localidade. Apesar do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais ser em Bragança, a uma hora de distância, é sem dúvida a mais importante figura da nossa terra.
Em Vila Flor, qual é o melhor local para estar ao fresco?
Aconselhamos o Complexo Turístico do Peneireiro, a pouca distância do centro da vila. Junto à barragem do Peneireiro tem três piscinas de tamanhos diferentes para toda a família, espreguiçadeiras e guarda-sóis, balneários e um bar com esplanada. Podem fazer-se piqueniques no parque de merendas e visitar um mini-zoo.
E qual o melhor ponto de encontro para conversar e beber um copo?
Na Praça da República. Há muitos espaços para dois dedos de conversa e tomar uma bebida, como o Café Liz, com ambiente transmontano.
Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugerem?
Há vários percursos sinalizados e outros, mais simples, mas com percursos muito bonitos. O Trilho do Tua - Vieiro – Freixiel é um dos sinalizados, bem como o Trilho dos Peregrinos da Senhora da Assunção. Parcialmente na linha do comboio, também indicamos o Trilho do Rio Tua. Nos percursos não sinalizados, o Trilho do Ribeiro dos Moinhos – Valtorno, que passa junto a uma cascata, é obrigatório.
Miradouro ou baloiço? Onde se pode tirar a melhor selfie?
O Baloiço da Lapa situa-se a menos de 1 km de Vila Flor. Na serra do Facho, a 700 metros de altitude, está mesmo junto ao santuário da Senhora da Lapa. O baloiço foi instalado numa estrutura de madeira e está pendurado numa espécie de hexágono, com uma vista fantástica sobre a vila e concelhos vizinhos. Nenhuma fotografia fica mal no Baloiço da Lapa.
Que petisco ou prato é imperativo provar em Vila Flor?
O “Cabrito assado” com batata e legumes, e ainda o “Butelo com cascas”. O restaurante Fonte Romana ou o Restaurante Dom Castro servem regularmente estas especialidades.
E que produto da terra recomenda levar para casa?
Aqui, somos muito fortes no azeite e esse é o produto que todos devem levar para casa. Tem muito boa qualidade e é conhecido em todo o país. Não faltam produtores e pontos de venda com o azeite local. Outro produto muito afamado e de qualidade é o melão da Vilariça.
Uma lenda, história ou tradição que se deve cumprir: Ninguém se pode ir embora sem fazer…
Visitar a Fonte das Bestas, onde surgiu, precisamente, a lenda da Moura da Fonte das Bestas. Dizem que nesta fonte, na vila, se ouvem os lamentos de uma moura encantada, muito bonita. A lenda associa a fonte a um encanto e a um tesouro escondido. São muitos os que tentam, até hoje, desvendar o mistério…