Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.
Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.
Hoje, faça uma visita a Oriola, vila alentejana perto de Portel, com pouco mais de 400 habitantes, guiada por José Rosado. Proprietário da Loja do Zé, nasceu e cresceu praticamente dentro de uma mercearia, uma vez que a loja que gere já celebrou 65 anos. Começou com o avô, seguiu para o pai e há 26 anos que está sob a liderança de José Rosado.
Em Oriola, que local emblemático é obrigatório visitar?
José Rosado – Na prática, toda a povoação, uma vez que os monumentos e edifícios com alguma história, como a Ponte Romana e a Igreja Matriz ficaram submersos com a construção da barragem do Alvito. Ou seja, tudo é novo em Oriola: a igreja e os jardins lindíssimos, bem como todas as infraestruturas que tivemos de reconstruir. E, desde o dia 1 de agosto, que temos uma praia fluvial, das mais bonitas da região do Alentejo.
Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
A principal festa religiosa é a procissão em honra de Nossa Senhora de Assunção, a padroeira de Oriola, que decorreu no dia 1 de agosto.
Qual a melhor porta para conhecer a cultura, a história e as tradições da região?
É preciso ir a Portel para encontrar museus, como o Pavilhão Temático – A Bolota, com quatro espaços temáticos: Artesanato, Cortiça, Património e Sentidos. (Nota: O Castelo de Portel está encerrado a visitas devido a obras de restauro, mas é possível aceder ao Centro de Interpretação).
Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Não há percursos assinalados, mas em redor volta da Barragem de Albergaria dos Fusos há vários caminhos, perfeitos para quem quer caminhar no meio da natureza.
Na região, onde se pode tirar a melhor selfie?
O melhor local para fazer uma boa selfie é no jardim da aldeia, logo à entrada, que é muito bonito.
Em Oriola, qual é o melhor local para estar ao fresco?
A partir de agosto, junto à água da barragem, na nova Praia Fluvial de Oriola. A praia vai ter um bar de apoio, a inaugurar no dia 15 de agosto e, para o ano, vamos ter condições para içar a Bandeira Azul..
E qual o melhor ponto de encontro para conversar e beber um copo?
Na sede do Grupo Desportivo e Cultural “Os Oriolenses”, o clube cá da terra!
Que petisco ou prato todos devem provar em Oriola?
As açordas são o mais típico da terra. Para já, não há nenhum restaurante em Oriola, portanto é difícil prová-las. São típicas as de bacalhau, de alho e de tomate. O único local que serve refeições é o Grupo Desportivo e Cultural “Os Oriolenses”, mas aposta nos grelhados na brasa. (Nota: pode consultar a listagem de restaurantes do concelho, na página da Câmara Municipal de Portel).
E que produto da terra recomenda levar para casa?
Os queijos da Queijaria de Oriola. São de cabra ou de ovelha e podem ser adquiridos na Loja do Zé, o meu estabelecimento. Em Oriola, também temos uma boa produção de enchidos.