Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.
Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.
Hoje, faça uma visita Mamarrosa, no município de Oliveira da Bairro e integrada na região da Bairrada, guiada por Rui Reste. Formado em Engenharia das Madeiras, abandonou a indústria para assumir o negócio dos pais. Hoje, aos 54 anos, além do Ponto Fresco Mamarrosa, é responsável por dois estabelecimentos similares, o Ponto Fresco Oiã e o Ponto Fresco Malhapão, todos localizados no município.
Em Mamarrosa, que local emblemático é obrigatório visitar?
Rui Reste - Aqui na localidade, será a Igreja Matriz, já com cerca de 300 anos, e o Parque do Rio Novo, onde a população se junta para partilhar uma merenda no verão. Já na rotunda encontra-se a Mamoa Rasa, que evoca o passado e a memória deste lugar.
Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
As festas do São Sebastião, em honra do padroeiro São Sebastião, que decorrem sempre no primeiro fim de semana de agosto. É uma festa religiosa, com uma procissão, tipicamente como qualquer romaria, com a banda a tocar a acompanhar o andor.
Qual a melhor porta para conhecer a cultura, a história e as tradições da região?
Temos a Radiolândia - Museu do Rádio, que é o único museu português dedicado exclusivamente à temática do rádio. Foi inaugurado em 2017 e situa-se junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos. São menos de três quilómetros, mas merece uma visita. Por lá passam muitas pessoas ligadas à rádio e também artistas.
Em Mamarrosa, qual é o melhor local para estar ao fresco?
É no Parque do Rio Novo. Tem uma ribeira pequenina, que no verão até está seca. Mas tem outras comodidades, como um lago artificial, espaço de merendas, relvado, campo de ténis e ainda um parque dedicado aos mais novos.
Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Não é propriamente o nosso forte, mas num raio de 10 quilómetros, temos o Bussaco, com muitos percursos dentro da mata.
Miradouro ou baloiço? Onde se pode tirar a melhor selfie?
O Miradouro da Cruz Alta, na serra do Bussaco, com uma altitude de mais de 500 metros. Consegue-se avistar toda a região e nos dias claros até se vê o mar. Uma “selfie” no Miradouro da Cruz alta ficava perfeita!
Ponto de encontro: onde conversar e beber um copo?
O Café Central. Foi recentemente transformado numa pizzaria, mas é dos poucos locais, em Mamarosa, para se beber um copo e conversar.
Que petisco ou prato é imperativo provar na região?
Naturalmente, estando Mamarrosa integrada na região da Bairrada, a sugestão recai naturalmente no leitão. Também no espumante, claro, que um não se consome sem o outro.O melhor local para o provar é o restaurante Mugasa, do Ricardo Nogueira.
Qual é o produto da terra (artesanato ou alimentar) que recomenda levar para casa?
Evidentemente, uma caixinha de leitão e uma garrafa de espumante. Até porque o leitão é bom quente ou frio.