É Cá da Terra

Tomar: “A Festa dos Tabuleiros é uma das mais bonitas de Portugal”

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita a Tomar, guiada por Paulo Silvestre

Festa dos Tabuleiros, em Tomar
CM Tomar

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.

Hoje, faça uma visita a Tomar guiada por Paulo Silvestre. Com uma história de vida ligada à banca, desistiu de uma carreira com 20 anos para assumir a liderança da Mercearia Ti Leonor IV, em homenagem à mãe e ao nome pela qual, carinhosamente era conhecida. Além da loja na cidade, Paulo Silvestre gere ainda outras três em localidades próximas de Tomar.

Paulo Silvestre, responsável pela loja Amanhecer Mercearia Ti Leonor IV, em Tomar
DR

Em Tomar, que local emblemático é obrigatório visitar?
Paulo Silvestre – O Castelo de Tomar é de visita obrigatória, porque esteve na origem da fundação da cidade. Foi D. Afonso Henriques quem fez a doação aos Templários e coube ao Mestre D. Gualdim Pais fundar o castelo e a cidade. É ainda obrigatória uma visita ao Convento de Cristo, que faz parte do castelo. Estão classificados como Monumento Nacional e Património da Humanidade da UNESCO, desde 1983.

Qual a melhor porta para conhecer a cultura, a história e as tradições da região?
Naturalmente, o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, por toda a história que guardam e pelo património que apresentam aos visitantes. É imperdível, no Convento, a Janela do Capítulo, até para tirar uma fotografia, pela beleza do detalhe da janela, com os símbolos da Ordem de Cristo.

Que figura da terra devem os visitantes conhecer?
Gualdim Pais, o fundador da cidade. Foi cruzado e freire templário. No Convento de Cristo há uma lápide que conta a história dele. Além da vila de Tomar, fundou os castelos de Pombal, Zêzere, em Vila Nova da Barquinha, Almourol, Idanha e Monsanto.

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
A Festa dos Tabuleiros que é uma das mais bonitas de Portugal. Realiza-se a cada quatro anos e a próxima é em 2027. É sempre no início de julho e enche a cidade de cor e de animação. É uma festa em devoção da Rainha Santa Isabel e o melhor momento é o Cortejo dos Tabuleiros, com as raparigas a desfilar com os tabuleiros à cabeça, decorados com pães e flores e outros adereços coloridos. Imperdível é a anual Festa Templária de Tomar, com recriações históricas, mercados medievais e outras atividades. É também no início de julho.

Miradouro ou baloiço? Onde se pode tirar a melhor selfie?
No Miradouro do Baloiço, junto à Cadeira d'El Rei. A vista é deslumbrante, para o vale da Riba Fria com o Convento de Cristo ao fundo. E, ainda por cima, para se lá chegar tem de se percorrer a Mata dos Sete Montes. Vale a pena o percurso e é um dos melhores locais de Tomar para tirar uma fotografia.

Castelo e Convento de Cristo, em Tomar
BCBM

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
A Mata Nacional dos Sete Montes, no centro da cidade. É interessante fazer um passeio e descobrir alguns detalhes entre a floresta, como a “Charolinha”, uma réplica das torres do Convento de Cristo. Tem ainda três trilhos identificados, que permitem conhecer em detalhe toda a mata, um com passagem no Convento de Cristo. Outra opção é descer o rio Nabão de caiaque, com partida na Praia Fluvial do Agroal.

Em Tomar, qual é o melhor local para estar ao fresco?
A já referida Mata Nacional dos Sete Montes, mas, provavelmente, escolhia as margens do Rio Nabão, que atravessa a cidade, com uma bonita queda de água e com a magnífica Ponte Velha, que é como chamam à Ponte de D. Manuel I. É de origem romana e está muito bem conservada.

Rio Nabão, em Tomar
BCBM

E qual o melhor ponto de encontro para conversar e beber um copo?
Na rua Serpa Pinto, que toda a gente conhece como Corredoura, há muitas esplanadas e cafés, todas com sombras refrescantes para estes dias. É aqui que se encontra o Café Paraíso, inaugurado em 1911. É um dos cafés com história em Portugal.

Que petisco ou prato é imperativo provar em Tomar?
O produto mais típico são as Fatias de Tomar. São um doce conventual com gemas de ovo cozidas em banho-maria e mergulhadas numa calda de açúcar.

E que produto da terra recomenda levar para casa?
Além das Fatias de Tomar, o Queijo de Tomar, outro dos produtos mais típicos da cidade. É pequeno, com mais ou menos 5 centímetros, e é feito com leite de ovelha. A vantagem é que pode ser provado fresco ou curado.

Fatias de Tomar
DR

Os proprietários das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

É Cá da Terra