Há uma surpresa em cada recanto, natureza em estado puro e muitos caminhos para percorrer, a pé ou de bicicleta no concelho de Monção. No Alto Minho, com o rio a fazer fronteira com a Galiza, surpreenda-se com o Trilho da Cascata do Fojo, com 10 km de extensão e com a água que cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas. O local de grande beleza dista apenas 6 km de Monção e recentemente celebrou a inauguração dos passadiços que ajudam a usufruir deste "espaço edílico”.
No Trilho de Santo António de Val de Poldros faça o caminho que era usado pelos carvoeiros que, antigamente, se dirigiam à montanha, uma vez que, apenas lá, encontravam as urzes que produziam carvão de qualidade superior. Veja as manadas de burras que ali vivem, livremente, e que confirmam o nome das terras: Val-De-Poldros.
Monção dispõe ainda de vários outros trilhos pedestres ecológico-paisagísticos, como o Trilho do Caminho dos Mortos, que ganhou este nome os por ser o caminho por onde os funerais, desde os lugares mais montanhosos até à igreja paroquial, passavam. É também o ponto de partida da Ecopista do Rio Minho, um percurso superior a 20 km, colado àquele troço de água internacional, que recupera o traçado da linha férrea e só termina em Valença. Foi classificada como a 4ª melhor ecopista da Europa e está inserida na Rede Natura 2000.
No percurso que começa na Pedra Furada, passe pela Torre de Lapela, a 6 km da vila. É conhecida como a “Sentinela do Minho” e é guardada pelos tradicionais espigueiros e que é monumento nacional desde 1910. Este percurso tem vistas para os vinhedos, campos de cultivo e diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras, pequenas construções de pedra antiga que remetem ao bucolismo fluvial.
Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, nome que os galegos dão ao rio Minho, observe a paisagem e quando chegar à ponte internacional, que liga as localidades fronteiriças de Monção e Salvaterra de Miño, passeie pelo cais de embarque do antigo transbordador, veja os antigos postos aduaneiros, e entre num deles, convertido em centro de educação ambiental. Outra opção de passeio é a Ecovia do Parque das Caldas - Posto Aquícola, em Troviscoso, um percurso ecológico de pouco mais de um quilómetro com um cenário deslumbrante sobre o rio Minho e a margem galega. De curta extensão, oferece um passadiço elevado em madeira com, aproximadamente, 55 metros, que termina num parque de merendas com mesas e bancos para recuperar forças.
Os Passadiços "A Galiza mail'o Minho", resultado da requalificação do Parque das Caldas, permitem apreciar a envolvente paisagística, com estratégicos lugares de descanso e contemplação, permitindo aos caminhantes momentos de repouso e, ao mesmo tempo, de apreciação da envolvente paisagística, fluvial e monumental, simbolizada pelo rio Minho e pelas imponentes Muralhas de Monção - monumento nacional desde 1910.
Não deixe de visitar o Palácio da Brejoeira, ex-líbris da região de Monção, uma grandiosa construção em estilo neoclássico, do início do séc. XIX com 30 hectares de vinha e 8 de bosque de árvores exóticas, e os jardins do Palácio de estilo inglês. Há programas organizados que o levam de visita ao bosque, às vinhas, ao lago e à Capela de São Francisco.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!