Aquela que foi a última grande Exposição Mundial do século XX, a Expo 98 – Exposição Internacional de Lisboa decorreu entre 22 de maio e 30 de setembro de 1998, integrada na Comemorações dos 500 Anos dos Descobrimentos Portugueses. Mas, alguns meses antes e na sequência da grande revolução que a zona oriental da capital sofreu, abriu portas, ainda com alguns obras por concluir, o primeiro hotel da Expo 98, dedicada ao tema dos Oceanos. O então TRYP Lisboa Oriente recebeu, no dia 1 de fevereiro, o primeiro hóspede: a representação da delegação da Finlândia, que preparava a participação na grande exposição mundial.
Também para a Hoti Hotéis, o TRYP Lisboa Oriente representou um marco histórico para o desenvolvimento deste grupo hoteleiro português, que hoje gere um portfólio de 18 unidades, com marcas próprias como Star inn e Hotel da Música, e duas cadeias internacionais, a Meliá Hotels & Resorts e a Marriott Hotels & Resorts, distribuídas por várias regiões de Portugal e em Moçambique. Na verdade, a primeira unidade hoteleira da Expo 98 foi também foi o primeiro hotel de propriedade desenvolvido pela Hoti Hotéis.
Homenagem à Expo 98
Por ter sido “um observador privilegiado do maior evento da história recente de Portugal”, o grupo hoteleiro decidiu investir 3,5 milhões de euros na remodelação, modernização, transformação e rebranding do hotel, que reabriu como Meliá Lisboa Oriente, após dois anos de intervenções. “A remodelação total do Meliá Lisboa Oriente decorreu com o objetivo de garantir a modernização evidente do hotel e a sua tematização. O tema adotado foi precisamente a Expo 98, com o objetivo de “preservar esta memória” que, atualmente, pode ser observada em todo os espaços públicos da unidade, bem como em apontamentos nos 207 quartos (desde €129), totalmente remodelados e que assumem tipologias diversas, com destaque para os fitness e para os familiares,
Com classificação de 4 estrelas, o novo Meliá Lisboa Oriente (Av. D. João II, Parque das Nações, Lisboa. Tel. 218930000) assume, para além da vocação urbana, o conceito de hotel temático e as boas-vindas são dadas logo após a porta de entrada, por três aquários oceânicos instalados no lobby, junto da receção. É também nesta zona que, em breve, vai estar instalado um touchscreen dedicado à Expo 98. Entre as novidades da remodelação está a criação de uma zona lounge, com esplanada, áreas business informais, ginásio e spa, com salas de tratamento, que se juntam às seis salas de reuniões e conferências, estacionamento privativo, à zona de pequenos-almoços e ao restaurante, igualmente renovado e batizado de Bistrô & Tapas, com um calendário próprio de semanas gastronómicas temáticas (até 4 de fevereiro é a cozinha francesa que está em destaque).
Com muitos detalhes alusivos à Expo 98, incluindo os famosos carimbos da exposição mundial e da mascote Gil nas paredes e o azul como cor dominante, a nova vida do primeiro hotel desta zona requalificada de Lisboa promete mais algumas novidades para breve, além da vista única dos quartos virados para o Tejo
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!