Boa Cama Boa Mesa

Antiga sede do FC Porto renasce como hotel no coração da cidade

Edifício centenário no centro da cidade foi sede do FC Porto durante cinco décadas. Recuperado, acaba de abrir como hotel da insígnia Axis e muitas referências à história do clube, inlcuindo o golo de Madjer na final de Viena

Em pleno coração de uma cidade que palpita a cada conquista do seu clube, acaba de nascer um hotel que presta homenagem a esta relação umbilical. O edifício centenário, que já serviu de sede ao FCPorto, foi cuidadosamente recuperado para dar lugar ao novíssimo Axis Porto Club.

Numa homenagem à relação estreia entre o clube e a Invicta, há momentos históricos que se revivem no espaço, como as duas placas na receção que ilustram os extremos da fotografia que captou o momento do golo de Madjer, em 1987, em Viena. O novo hotel exibe ainda uma coleção de obras de diversos artistas que refletem a história da relação entre o Clube e a cidade. Gizadas por Ester Monteiro, escultora e artista Portuense, estão encontram expostas nos corredores.

Também a escadaria que percorre todo o edifício revela referências a essa relação, de que é exemplo um excerto do poema “Aleluia” do portuense Pedro Homem de Melo, criado no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o último andar.

Axis Porto Club

Com 53 quartos, dos quais 14 são suítes, o charme e a história do edifício recuperado conjugam-se com o lado mais contemporâneo do design e decoração dos alojamentos e zonas comuns, onde predomina a cor azul. O hotel conta também com um restaurante e bar, o UMAMI, que oferece uma vista privilegiada para a Câmara Municipal do Porto. A localização central é privilegiada para quem quer conhecer a cidade a pé, a um passo dos mais icónicos pontos turísticos.

A história do edifício e da relação com o clube remonta a 1933, quando o Porto arrendou o primeiro andar ao então proprietário César Augusto Bordallo, para ali instalar os serviços de sede e secretaria, explica-se em comunicado que dá conta da abertura do Axis Porto Club. Ao longo das quase cinco décadas em que a sede do FC Porto se manteve no edifício, até esta ser transferida para o Estádio das Antas, em 1982, a varanda do edifício tornou-se um espaço da memória coletiva da cidade, tendo sido palco de consagração de diversos campeões e vencedores e o destino de autênticas romarias azuis e brancas.

Axis Porto Club

Respirar a hospitalidade do norte
Que os hóspedes se sintam em casa e “respirem a hospitalidade do norte” é o objetivo do novo empreendimento, revela Filipe Silva, member of board of directors do grupo Axis Hotéis e Golfe, num hotel que “é muito mais do que uma ligação ao Futebol Clube do Porto”, destaca, descrevendo-o como um espaço com alma do norte que sabe receber bem todos os que cá chegam. Tivemos a preocupação de manter a sua identidade mas tornando-o um espaço de todos e para todos.

Com um investimento de 5 milhões de euros, o Axis Porto Club vem juntar-se aos restantes seis hotéis do grupo, concentrados no norte do país. Com unidades na Póvoa de Varzim, Ofir, Viana do Castelo, Porto, Braga e Ponte de Lima onde detém ainda o Campo de Golfe, o Grupo Axis prepara a expansão a outros destinos nacionais.

As tarifas, por quarto, no novo hotel Axis Porto Club (Avenida dos Aliados, 325, Porto. Tel. 229 762 110) começam nos €100.

Axis Porto Club

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!