Póvoa Semanário

U.D. Beiriz 25 anos em prol do desporto

Fundada a 8 de Fevereiro de 1985, a União Desportiva de Beiriz comemorou este ano as bodas de prata, no decorrer de um jantar, que reuniu os actuais dirigentes e ex-presidentes, assim como convidados que se associaram ao evento.

Póvoa Semanário

As comemorações agora iniciadas irão prolongar-se até ao final deste ano. Aires Pereira Vereador do Desporto da autarquia marcou presença mostrando-se orgulhoso pela data alcançada da U.D. Beiriz, classificando-a como um modelo de associativismo na Póvoa. Amadeu Matias, Presidente da Junta associou-se à efeméride, mostrando orgulho nos 25 anos da colectividade.

 

Recorde-se que a história do desporto na freguesia vem de há muitos anos, existindo registos na Associação de Futebol do Porto, de que o Club de Futebol de Beiriz e Sporting Club de Beiriz, clubes rivais, em 1945 / 46, disputavam o Campeonato Distrital. Estes clubes mais tarde terminaram, dando origem à União Desportiva de Beiriz.

 

Actualmente mais de duas centenas de atletas representam o clube nas modalidades de Futebol, Atletismo, Ténis de Mesa, Karaté e Ginástica Feminina. A União Desportiva de Beiriz atenta às novas tecnologias está na Internet e pode ser visitada através do sítio www.udbeiriz.com.   

   

Carlos Fernandes actual presidente da Direcção, chegou ao clube em 1997, estando no cargo há quase 13 anos. Está a cumprir o 7º mandato consecutivo, sendo metade do tempo de existência da União. Carlos Fernandes lembra que desde que chegou à associação, esta, poucas coisas, possuía. Agora refere com orgulho o trabalho desenvolvido, nomeadamente nas instalações desportivas dignas e que são a menina dos seus olhos.

 

Carlos Fernandes refere que ser presidente do Beiriz na passagem do quarto de século de existência "é um grande orgulho e ainda por cima estar numa equipa jovem e de trabalho. Gostava de recordar que quando cá cheguei, estavam a ser construídas as instalações desportivas da União, mais tarde inauguradas, numa das minhas presidências. Agradeço às pessoas envolvidas nessa construção desde a Junta de Freguesia à Câmara Municipal, empresas de Beiriz, além de vários associados, a contribuição dada. Sinto por isso, um enorme orgulho porque foi a obra mais marcante.

 

Lembro-me que não havia dinheiro, mas alguém motivou-nos para arrancar, e ela cá está. Foi como que a cereja em cima do bolo, a construção do campo de futebol" refere. O líder da direcção tem no associativismo o principal vício, tendo agora um outro sonho, o arrelvamento sintético do actual campo. "Essa seria a nossa obra de futuro, assim como a ampliação das zonas próximas do bar. Temos espaço e vamos procurar integrar tudo no mesmo espaço. Estou convencido de que a concretizar-se, o futuro do Beiriz estava salvaguardado para os próximos 25 anos".

Da Câmara Municipal, o Vereador do Pelouro do Desporto, elogia o trabalho realizado na Freguesia de Beiriz. "Em tudo o que o município tem apoiado está à vista em Beiriz. Esta direcção tem feito tudo, para que a Associação esteja presente em todas as realizações desportivas concelhias, patrocinadas pela Câmara. Quando se pergunta para onde vai o dinheiro, o exemplo de Beiriz mostra onde tem sido aplicado. Beiriz é por isso um excelente exemplo e um modelo para a Póvoa, de modo a mostrar aos outros, como se faz associativismo".