A autarquia poveira ainda não decidiu se irá seguir as indicações do Governo, ou se irá conceder aos seus funcionários feriado no dia de Entrudo
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ainda está a ponderar se concederá, ou não, tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, a 21 de Fevereiro. Macedo Vieira, presidente da autarquia, revelou que a decisão será tomada pelo executivo durante esta semana, considerando ser uma "matéria sensível"
"É algo que pode trazer vantagens, nomeadamente para o Comércio Local, mas que também traz desvantagens. Temos de analisar porque é uma matéria sensível", disse o autarca, no final da reunião de Câmara da passada segunda-feira.
O assunto foi colocado em debate pelos vereadores do Partido Socialista, que manifestaram uma posição favorável à tolerância de ponto nesse dia.
"Para a economia poveira era capaz de ser importante fazer tolerância de ponto, pois poderia ter algum movimento extra para o Comércio Local e ajudar a fazer face à crise. Ainda assim reconhecemos que também pode trazer alguns custos para a Câmara. Mas defendemos a tolerância de ponto", disse o vereador Paulo Guimarães.
Recorde-se que o Governo anunciou, recentemente, que não iria decretar tolerância de ponto no dia de Carnaval, mas deixou liberdade às autarquias para tomarem a sua própria decisão referente a este assunto.
Feriado da Senhora da Assunção extinto
Ainda no capítulo decisões governamentais, foi ratificado, em Conselho de Ministro o fim de quatro feriados, dois civis e dois religiosos, entre os quais o 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção celebrado na Póvoa de Varzim e atrai muitos visitantes à cidade.
São assim extintos os feriados do Corpo de Deus, em Junho, da Senhora da Assunção, 15 de Agosto, da Implementação da República, 05 de Outubro, e Restauração da Independência, 01 de Dezembro. Contudo, ainda não ficou decidido se a medida entra em vigor já este ano.
Assim sendo, este ano, as festas da Póvoa de Varzim, que têm enormes tradições na classe piscatória, no bairro sul da cidade, sendo um dos momentos altos do Verão poveiro, poderão passar para o domingo seguinte, dia 19 de Agosto.
Estas alterações fazem parte do documento que visa o "Crescimento, Competitividade e Emprego", aprovado em Conselho de Ministros, que elimina o aumento de três dias de férias e possibilita às empresas encerrar em casos de pontes, descontando esses dias no descanso dos trabalhadores.