Gazeta das Caldas

Festival Internacional de Cultura anima Nazaré

Está a decorrer na Nazaré um festival internacional de cultura, promovido pela Organização Não Governamental dinamarquesa "Artists in Action - Culture unites Cultures for Humanity" (AACCH). Promover "a união das várias culturas através da Cultura em prol da humanidade e o apoio a vários programas humanitários em vários locais do mundo" é o que se pretende com esta iniciativa, que conta com a colaboração da autarquia nazarena.

Gazeta das Caldas / Joana Fialho



A Biblioteca Municipal da Nazaré, o Cine-Teatro da vila, a marginal e o Hotel Rural Quinta dos Pinheiros, em Valado dos Frades, são os locais por onde vão passar as diversas acções que compõem o programa do festival "Sinfonia para a Unidade da Humanidade". Concertos, exposições e dança são algumas das propostas da AACCH, que está actualmente representada em 52 países e centra a sua actividade na partilha e no intercâmbio cultural, promovendo eventos em diversos pontos do mundo.

De acordo com a Organização Não Governamental, o festival é "uma época activa da cultura como base da união entre as culturas mundiais". Um momento que contribui para a concretização do principal objectivo da associação: "apoiar a cultura e os povos através da coexistência da paz e da justiça, independentemente do estatuto social ou étnico, num projecto comunitário em que a boa vontade permite a mudança".

Na Nazaré há diversos eventos marcados até 13 de Junho. Hoje, dia 3, pelas 21h30, o Teatro Chaby Pinheiro acolhe um espectáculo com os alunos da Escola de Música da Academia Municipal de Artes da Nazaré e da Escola de Dança do Órfeão de Leiria. Amanhã, à mesma hora e no mesmo palco, actua o coro "Ninfas do Liz" e o Grupo Coral da Academia Municipal de Artes da Nazaré.

A 6 de Junho, na Quinta do Pinheiro, há um momento de entretenimento a partir das 18h30, animado por Ray Gibson (Alemanha). No dia seguinte, pelas 21h30, o restaurante volta a ser palco de uma iniciativa do festival de Cultura, com uma noite de fado. No dia 8 a noite é dedicada à música europeia, com um momento da responsabilidade de Kurt Lykke Lindved (Dinamarca).

No dia 9 de Junho, véspera de feriado, vai realizar-se um concerto de meditação junto ao Centro Cultural. Sabrina Lanzi (Itália) e Cristina Madeira levam o fado e a música clássica à Biblioteca Municipal da Nazaré, às 21h30. No dia 10 de Junho a Biblioteca Municipal volta, à mesma hora, a ser palco de um corto, desta feita com Ray Gibson e alguns fadistas locais.

A 12 de Junho a música sai à rua, com Da Capo Brass Band (Dinamarca) e o Grupo Etnográfico da Nazaré a actuarem a partir das 21h30 na Praça Sousa Oliveira. Na Quinta do Pinheiro, e, caso o tempo permita, também há um concerto ao ar livre. No dia 13 é a DixieNaza Jazz Band a marcar o fim do festival, com um espectáculo de encerramento marcado para as 18h30 no auditório da Biblioteca da Nazaré.

No período em que decorre o festival é ainda possível ver diversas exposições espalhadas pelos locais que acolhem os diversos eventos do programa. Ferreira da Silva é um dos artistas que terá os seus trabalhos expostos na Quinta do Pinheiro.