Nysse Arruda Sailing

Route de l'Amitiè - mais um recorde para o skipper francês Joyon

Francis Joyon - único skipper oceânico com quatro recordes no currículo - somou mais um recorde a bordo do maxi trimarã IDEC.
DR

Nysse Arruda

Depois de 13 dias, 3 horas, 5 minutos e 19 segundos, a uma velocidade média de 18,6 nós, o skipper solitário francês Francis Joyon, a bordo do maxi trimarã IDEC, completou o percurso inaugural da Route de l'Amitiè, entre Bordeaux, França, e Rio de Janeiro, Brasil, com o primeiro recorde a registar nesta rota de 5722 milhas. O novo evento transatlântico foi um gesto de amizade entre os dois países, uma homenagem à equipa francesa de futebol que participará no Mundial no Brasil e uma ação a favor de associações de caridade brasileiras, especialmente o ICM, Instituto do Cérebro e da Medula Espinhal.

As últimas 24 horas de navegação ao largo da costa brasileira foram estressantes, pois os ventos rondaram cerca de 180º e depois nas últimas 120 milhas, uma navegação à bolina. Sem ter dormido nada, Joyon ainda teve de realizar diversas manobras para conseguir cruzar a linha de chegada.

"Estou realmente contente de terminar a rota, pois estas últimas horas foram esgotantes. Não durmo há dois dias por causa da instabilidade dos ventos e também do tráfego de embarcações ao longo da costa.", contou Joyon dizendo que ontem à noite apanhou uma tempestade e os ventos rondaram num só golpe 180º e variaram dos 10 aos 25 nós num instante.

Leia mais em www.nyssearrudasailing.com