Nysse Arruda Sailing

Expedição Fly TAP - a partida de Ricardo Diniz

O veleiro Fly TAP com o navegador solitário Ricardo Diniz, numa expedição marítima em apoio à Seleção Nacional de Futebol no Mundial 2014 no Brasil
DR

Nysse Arruda

Sob os acordes do Hino da Marinha e do Hino Nacional, o navegador solitário Ricardo Diniz partiu de Lisboa rumo ao Brasil a bordo do veleiro Fly TAP com a especial missão de levar a bandeira nacional e as mensagens dos portugueses em todo o mundo ao capitão da Seleção Nacional de Futebol no Mundial no Brasil. A primeira escala será no Funchal, Madeira, a segunda, no Mindelo, Cabo Verde, e a chegada em Salvador da Bahia, Brasil, no início de Junho. Com o patrocínio principal da TAP e apoio de uma série de marcas nacionais - Delta Cafés, Santa Casa da Misericórida, Galp, MEO, Fisiogaspar, Goldnutrition, Oceano XXI, Alma+, Câmara Municipal de Peniche, Fundação Luís Figo, Hotel Pestana, Água de Luso entre outros -, o navegador português quer levar a mensagem de um Portugal contemporâneo e de um povo que tem o mar não só como desígnio nacional mas como o caminho de promoção do povo e dos produtos portugueses.

A doca da Marinha em Lisboa esteve repleta de convidados, dignatários, amigos e familiares para saudar o navegador solitário Ricardo Diniz no momento da sua partida rumo ao Brasil, na expedição Fly TAP, uma travessia transatlântica que ligará os dois países não só pelo mar, mas também pela força e fé de um povo que acredita nos seus sonhos e que tem demonstrado imensa resiliência face às atuais conturbações económicas.

"Portugal é viável. É um país onde tudo é possível. Vejam a nossa localização geográfica, as ilhas que temos, os bons ventos, os portos importantes, o povo trabalhador, os produtos genuínos como a cortiça e o azulejo. Esta viagem marítima vai muito além do desporto à vela, é uma expedição que foca o melhor que temos - as nossas empresas, as nossas pessoas.", declarou Ricardo Diniz perante a centena de pessoas presentes na doca da Marinha esta tarde.

O navegador solitário partiu em uma missão especial de apoio à Seleção Nacional de Futebol no Mundial no Brasil. Milhares de mensagens de portugueses de todo o mundo foram acondicionadas numa garrafa de vidro da Marinha Grande, embalada numa caixa de madeira portuguesa revestida de azulejos pintados à mão e a bandeira nacional para entregar à Seleção Portuguesa de Futebol. Ele leva a bandeira nacional num gesto simbólico que representa a força de um povo que nunca desiste e irá entregá-la ao capitão do plantel português nas vésperas do jogo de estreia no Campeonato Mundial de Futebol 2014.

Ricardo Diniz também uma bandeira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para ser entregue na Santa Casa da Misericórdia em Salvador da Bahia, única instituição congênere fora da Europa.

Mais que isso, Ricardo Diniz leva a força dos seus sonhos que o faz concretizar seus projetos náuticos, como a recente Expedição pela Zona Exclusiva Económica em 2012, uma circum-navegação na fronteira do mar português que é 20 vezes maior que o próprio território.

"Esta Expedição Fly TAP era um projeto improvável. Durante o jogo de Portugal contra a Suécia tive um pressentimento que a força do nosso querer é muito grande. Temos é de acreditar e arregaçar as mangas. Foi assim que as portas se abriram e consegui o apoio de importantes empresas nacionais, especialmente a TAP, que reviu neste projeto a ideia de reforçar a portugalidade e lembrar o passado marítimo português. Faz 514 anos que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil e eu agora tenho maturidade e conhecimentos suficientes para seguir a sua rota.".

Ricardo segue agora para o Funchal, Madeira, primeira escala do percurso, onde vai comunicar a Expedição Fly TAP à população local e principalmente às crianças. Segue depois uma escala no Mindelo, Cabo Verde, antes da travessia atlântica.

Com bons ventos do quadrante norte e maré favorável, Ricardo Diniz conduziu o veleiro Fly TAP ao longo da zona ribeirinha de Lisboa, passando pelos marcos históricos da cidade - o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. A equipa de apoio deu-lhe o último adeus bem como os convidados a bordo do Príncipe Perfeito que acompanhou o veleiro Fly TAP até Algés.

"Este dia maravilhoso de sol parece ter sido abençoado por São Pedro. Ricardo vai navegar com vento de popa já a toda velocidade. Para a TAP esta expedição é muito importante e apoiamos o Ricardo e sua equipa porque confiamos no planeamento e na sua capacidade de navegador. Vou acompanhar sua rota todos os dias. A TAP seguirá o Ricardo porque a TAP segue também o caminho das caravelas de há 500 anos. O nosso objetivo e de todos os portugueses é apoiar a Seleção Nacional no Mundial de Futebol no Brasil.

 

Leia mais em www.nyssearrudasailing.com