Nysse Arruda Sailing

Batismo do veleiro Fly TAP em Lisboa

Expedição Fly TAP - Ricardo Diniz parte de Lisboa a 27 de Abril rumo ao Brasil.
DR

Nysse Arruda

Numa cerimónia na doca da Marinha em Lisboa, o veleiro Fly TAP do navegador solitário Ricardo Diniz foi batizado pela cantora brasileira Roberta Sá, na presença de Fernando Pinto, presidente da TAP, patrocinador principal da expedição marítima entre Lisboa e Salvador da Bahia. Ricardo Diniz irá partir de Lisboa no dia 27 de Abril rumo ao Brasil, com escalas na Madeira e em Cabo Verde, numa rota em homenagem à Seleção Nacional de futebol no Mundial 2014 no Brasil. "Na noite do jogo entre Portugal e Suécia já tive a ideia, mesmo quando a situação não corria bem para nós. Fui até a janela, olhei o céu e disse para mim mesmo: 'vamos lá seleção portuguesa que eu prometo ir ao Brasil à vela para abraçá-los.". E é com este espírito positivo e uma garrafa da Marinha Grande revestida de azulejos cheia de mensagens dos portugueses do mundo inteiro que Ricardo inicia a rota transatlântica, 514 anos depois de Pedro Álvarez Cabral.

Aos 37 anos, Ricardo Diniz, está prestes a acrescentar por uma nova rota no seu currículo náutico, com a Expedição Fly TAP, numa homenagem à seleção nacional por ocasião do Mundial de Futebol no Brasil, contando com o patrocinador principal, a companhia aérea portuguesa TAP, e apoios da empresa Delta Cafés, da Santa Casa da Misericórdia, da Câmara Municipal de Peniche, da Galp, da MEO, do Hotel Pestana, da Fundação Luis Figo - padrinho desta iniciativa - e ainda das marcas Gold Nutrition, Alma+, Papillon, Complete Yacht Excellence e Fisiogaspar.

A tradicional garrafa de champagne foi quebrada a meia nau do veleiro pela cantora brasileira Roberta Sá, madrinha do barco e embaixadora da TAP. "Estou muito contente por poder homenagear a Seleção Portuguesa desta forma original, levando as mensagens de muitos portugueses até ao Brasil. Será uma embaixada flutuante na qual eu serei o mensageiro dos votos de sucesso aos futebolistas portugueses no Mundial.", afirmou Ricardo durante a cerimónia presidida por Júlio Isidro.

"Desde 1996 assumi o compromisso de comunicar Portugal e os nossos produtos e serviços através da navegação oceânica. Quero mostrar ao mundo que um país são as pessoas e o que elas tem de melhor.", acrescentou Diniz que em 2012 realizou a Expedição Montepio Mare Nostrum, uma circum-navegação da Zona Económica Exclusiva, uma área 20 vezes maior que o território português a mostrar o Mar Português numa viagem que durou 24 dias.

"No 80º aniversário da Rainha Isabel II, naveguei até a Inglaterra levando a bordo do veleiro uma garrafa de Vinho do Porto com 80 anos, envolvida em cortiça, como prenda para a monarca inglesa. E também fiz a ligaçãopor mar entre Lisboa e Dakar, durante o mítico rally.", relembra Ricardo querendo mostrar assim as possibilidades de divulgar Portugal de formas originais.

"Estou muito satisfeito com este projeto. O ar é a minha vida mas o mar também faz parte do meu percurso profissional pois um dos meus primeiros projetos na época da faculdade foi o design e construção no Brasil de um 'hovercraft', um barco que voa. A princípio fui contra a ideia do Ricardo, mas logo percebi que o projeto alinha-se nos nossos valores: responsabilidade, segurança, planeamento, veiculando uma umagem de juventude responsável graças ao carisma do Ricardo.", declarou Fernando Pinto, presidente da TAP, dizendo que os aviões da empresa cruzam o Atlântico 14 vezes por dia e esta expedição é uma parceria ideial para uma nova conquista no mar que ele irá acompanhar com os seus conhecimentos de navegador e meteorologia.

A originalidade da Expedição Fly TAP foi totalmente abraçada pelos executivos da companhia aérea portuguesa, especialmente num ano de Copa do Mundo de Futebol. "A união da TAP ao Brasil é evidente. Hoje em dia é difícil chamar a atenção do público em meio a um mar de publicidade de nos rodeia o tempo todo. O projeto que o Ricardo nos apresentou foi muito bem recebido e sua equipa respondeu rapidamente à todas as nossas questões.", frisou Luis Mor, da administração da TAP.

Ricardo irá partir da doca da Marinha, em Lisboa no dia 27 de Abril, levando a bordo uma nova gatinha - batizada com o nome Victória pelos funcionários da TAP -, uma bandeira portuguesa para entregar à Seleção Nacional e uma bandeira da Santa Casa da Misericórdia para oferecer em Salvador à única Santa Casa da Misericórdia fora da Europa.

A primeira escala da rota será no Funchal, Madeira, por volta do dia 30 de Abril ou 1 de Maio, e Ricardo ficará no porto madeirense por uma semana a realizar palestras e encontros com a população local. Depois ele seguirá para Cabo Verde, com uma breve escala, e daí em diante será a travessia do Equador e do Atlântico Sul.

"Será a primeira vez que irei cruzar o Equador e velejar no hemisfério sul. Conto chegar a Salvador no dia 10 de Junho, dia de Portugal.", adiantou Ricardo dizendo que este é um dos seus projetos mais ambiciosos, com o apoio de tantos patrocinadores.

Leia mais em www.nyssearrudasailing.com