O Exame Nacional de Matemática A (código 635) está em conformidade com o programa e não contém incorreções.
Consideramos que este exame está bem estruturado e tem um nível de exigência semelhante ao do exame correspondente realizado no ano de 2012. No exame deste ano o nível de dificuldade das questões é mais homogéneo, não havendo perguntas nem demasiado fáceis, nem demasiado difíceis. Verifica-se que a distribuição do nível de dificuldade das várias questões permite a distinção dos bons alunos, possibilitando também que o aluno médio, que se tenha preparado devidamente, obtenha uma classificação que reflita adequadamente o seu nível de conhecimentos. Parece-nos, no entanto, que para o aluno médio a extensão da prova poderá ser um pouco maior do que o que seria recomendável.
Nesta prova, as questões que ajudam a selecionar os bons alunos são, no Grupo I, a questão 8, e no Grupo II as questões 2.2, 5 e 6. De entre estas, as questões 2.2 e 6 permitem uma distinção suplementar. Observamos também com agrado que estas perguntas exigem que o aluno possua um bom domínio dos conceitos e não apenas proficiência de cálculo.
Como conclusão, a SPM faz uma avaliação positiva desta prova de exame, considerando-a muito bem estruturada e adequada ao seu objetivo.
O Gabinete do Ensino Básico e Secundário da Sociedade Portuguesa de Matemática