Matemática

Michael Atiyah, um dos maiores nomes da Matemática contemporânea, em visita a Portugal

Sociedade Portuguesa de Matemática

Michael Atiyah, vencedor da Medalha Fields (1966) e do Prémio Abel (2004) - os dois maiores prémios da matemática, que disputam a equivalência ao prémio Nobel, não atribuído a esta ciência - estará em Portugal de 29 de Março a 6 de Abril, no âmbito de uma participação nas Pedro Nunes Lectures. Michael Francis Atiyah, britânico de origem libanesa, é também detentor da Medalha Copley (1988), outorgada pela Royal Society de Londres. As suas contribuições matemáticas, bem como a sua luta pelo desarmamento nuclear, levaram-no a receber da rainha da Inglaterra o título de Sir em 1983 e a receber a Ordem do Mérito em 1992.



As Pedro Nunes Lectures são uma iniciativa do Centro Internacional de Matemática, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Atiyah estará em Lisboa, Braga, Porto e Coimbra e falará dos seus trabalhos em análise, geometria e topologia, de relações entre matemática e física, bem como da profissão de matemático.



Atiyah foi professor na universidade de Oxford e no Instituto de Estudos Avançados, em Princeton, director do Trinity College e do Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences, ambos em Cambridge, presidente da Royal Society de Londres e Chanceler da Universidade de Leicester. Actualmente é professor honorário da Universidade de Edimburgo.

Paralelamente, tem-se dedicado à luta pelo desarmamento nuclear, tendo sido presidente das Pugwalsh conferences, fundadas por Bertrand Russel e Albert Einstein e que reúnem cientistas de todo o mundo em prol da causa. Em declarações ao jornal The Times, afirmou considerá-la mais importante do que a matemática: "se nos fizermos explodir não haverá matemáticos de uma forma ou de outra".