Do outro mundo

Para proteger pais das fitas dos filhos, Lidl proíbe os doces junto às caixas

Luis M. Faria

O insólito desta notícia é não ter acontecido há mais tempo, e por enquanto só ter acontecido, que saibamos, no Reino Unido (é provável que também em mais um ou dois países, daqueles lá para o Norte). A cadeia de supermercados Lidl acaba de banir todos os doces junto às caixas.

As crianças deixam de poder chagar os pais para lhes comprarem um chupa-chupa, smarties, chocolates, rebuçados e todas as outras coisas ricas em açúcar que costumam dar origem a fitas enormes. Dado que os referidos produtos se encontravam num lugar inescapável, muitas vezes não havia forma de evitar a cena, e os pais, cansados e envergonhados, cediam, mesmo ficando cheios de má consciência.

Agora o perigo diminui. Em contrapartida, torna-se mais indesculpável os pais usarem a promessa das pintarolas para convencer a prole a portar-se bem. Será uma forma de os obrigar a desenvolver estratégias mais saudáveis, tanto do ponto de vista relacional e educativo como do da saúde propriamente dito. Afinal, parece ter surgido ultimamente um certo consenso a respeito do açúcar. Entre todos os factores de má nutrição, é de longe o pior.