O trabalho, como tudo na vida, exige dedicação e estratégia para alcançar resultados. Você pode ter estudado anos, ser o trabalhador mais dedicado, o mais produtivo mas um passo em falso, por pequeno que seja, pode minar a sua imagem profissional e colocar em causa a sua carreira. Saber o que se quer é meio caminho para alcançar o sucesso, mas conhecer os erros que não deve cometer é a base para chegar onde ambiciona profissionalmente.
Tome pois nota de alguns pecados capitais que jamais deve comenter.
1. "Business is business!"
Jamais misture negócios com prazer. É comum, à medida que ganha confiança com os seus colegas, levar a sua vida pessoal para dentro da empresa. As relações de amizade e companheirismo são saudáveis e desejáveis mas não deve esquecer-se que a empresa é o seu local de trabalho. As 'conversas de bastidores' podem também ser mal vistas e colocar em causa o ambiente de trabalho, a produtividade e o espírito de equipa. Você pode ser um bom colega, mantendo uma atitude profissional. Levar a vida pessoal para o emprego pode minar a sua evolução profissional.
2. Profissionalismo a toda a prova
Por maior que seja a sua confiança com o seu chefe e colegas, o profissionalismo continua a ser a regra de ouro. Mesmo se estiver em desacordo com as políticas definidas ou as com alguma metodologia, deve demonstrá-lo com educação e argumentando sempre de forma objectiva.
3. Não traçar metas
Não ter objectivos profissionais, nem definir metas para os alcançar é o pior que lhe pode acontecer. Os líderes abominam 'profissionais sem rumo', sem foco e que não sabem o que querem profissionalmente. Crie o hábito de realizar a sua própria avaliação profissional a cada seis meses. Anote metas e faça o balanço do que alcançou. Esta postura vai permitir-lhe manter o seu espírito empreendedor e não se sentir à deriva.
4. Nunca ignore as suas vontades
Só você sabe o que quer para o seu futuro. E ninguém melhor do que você mesmo para correr atrás disso. Não espere de braços cruzados que as coisas lhe caiam do céu. Trabalhe, alimente a sua rede de contactos e siga à risca as suas metas. Por melhor que seja o seu salário e por mais que goste da sua equipa, trabalhar num local que não goste e num projecto que não se identifica pode acabar consigo profissionalmente.
Cátia Mateus, jornalista
Visite aqui o expressoemprego.pt