Neil Young anunciou, através do seu website oficial, que irá dar um concerto gratuito na Ucrânia. “Estamos em conversações e vamos anunciá-lo aqui”, escreveu, acrescentando o título de uma das suas canções mais populares, “keep on rockin' in the free world”.
O músico canadiano afirmou que pretende atuar no país, devastado pela guerra contra a Rússia, num futuro próximo - sem no entanto ter revelado uma data ou um local.
Juntamente com o anúncio, Young criticou a posição de Donald Trump em relação à Ucrânia: “Os Estados Unidos perderam a sua posição de liderança. Os legalistas nunca serão mais fortes que os patriotas”, escreveu.
Young já tinha anunciado uma nova digressão europeia para o verão, que arranca com um espetáculo em Rättvik, na Suécia, a 18 de junho. Portugal não está na rota do músico, que não tem datas previstas para o sul da Europa: além da Suécia e de uma atuação no festival inglês de Glastonbury, que decorre entre 25 e 29 de junho, a digressão de Young passará pela Noruega, Dinamarca, Irlanda, Bélgica, Países Baixos e Alemanha.