A grande festa de 40 anos da BLITZ chega à Meo Arena, em Lisboa, esta quinta-feira, 12 de dezembro, levando ao palco concertos de Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Gisela João e MARO e tendo Rui Pregal da Cunha, fundador dos Heróis do Mar e LX-90, como animador e DJ de serviço. Assinalamos desta forma, com artistas de várias gerações, uma história que se iniciou com a chegada às bancas da primeira edição do jornal semanal a 6 de novembro de 1984. A marcar a efeméride, a BLITZ voltou às bancas com uma revista especial de colecionador, na qual, com a ajuda de 170 personalidades, elegemos os 40 melhores álbuns destas quatro décadas – caso queira adquirir a revista e ir à festa, poderá fazê-lo a “preço de amigo” – instruções mais abaixo nesta página.
Os horários
As portas da Meo Arena abrem às 19h e MARO será a primeira a subir ao palco, com o seu concerto a ter início às 20h30. Cada atuação terá uma duração prevista de 45 minutos, com os intervalos para mudança de palco a contarem com animação de Rui Pregal da Cunha, com DJ sets nos quais o músico promete “passar música dos 40 anos de BLITZ”.
20h30 MARO
21h45 Gisela João
23h00 Xutos & Pontapés
00h15 Capitão Fausto
Os bilhetes
Com preços entre os 25 e os 100 euros, discriminados abaixo, há descontos sénior e estudante de 15%. Poderá comprá-los via digital na Meo BlueTicket seguindo este link ou em qualquer um destes postos de venda: lojas Meo, lojas Fnac, Lojas Worten, Wook.pt, El Corte Inglés, ABEP, Bilheteira Meo Arena (em dias de evento na Meo Arena), Turismo de Lisboa, ACP, Lojas SaltPay, Campo Pequeno, IT Tabacarias, Turismo de Cascais, Multiusos de Guimarães, Altice Forum Braga.
Se for assinante do Expresso ou Opto, poderá adquirir o bilhete com um desconto exclusivo de 25% - basta consultar as instruções enviadas por email. Caso queira adquirir a revista especial BLITZ 40 e bilhete para a festa (balcão 1) poderá fazê-lo por 40 euros (com portes de envio gratuitos) – basta seguir este link.
100 euros (Golden Circle, lugares em pé)
35 euros (Balcão 1, sem lugares marcados)
30 euros (Plateia em Pé)
25 euros (Balcão 2, sem lugares marcados)
Os concertos
A fadista Gisela João apresentará o vindouro novo álbum, dedicado às canções da liberdade, na festa dos 40 anos da “Blitz”, tendo revelado no podcast “Posto Emissor” que levará ao palco o espetáculo criado para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com temas de José Afonso e de outros autores portugueses de intervenção. “Comecei a preparar os concertos, fiz os concertos e, de repente, percebi: eu preciso de gravar isto, preciso de gravar estas músicas que já foram gravadas muitas vezes, preciso de mostrar a minha versão. A versão destas mulheres, e destas pessoas, que vivem em 2024 e sentem estas letras. Porque estas letras podiam ter sido escritas hoje. Vou cantar a liberdade, porque a liberdade está em risco”. A acompanhá-la, estarão o guitarrista espanhol Carles Rodenas Martinez e o teclista Luís “Twins” Pereira.
Os Capitão Fausto estão a encarar o concerto na Meo Arena como momento de balanço de um ano de grandes transformações, marcado pela edição do disco “Subida Infinita”, mas também pela saída do teclista Francisco Ferreira e a mudança para um novo “quartel-general”. “Este espetáculo vem numa altura boa para nós. Além de ser uma celebração, uma coisa em grande, vem um bocadinho fazer o sumário do que aconteceu este ano, para nós”, declarou o vocalista Tomás Wallenstein no “Posto Emissor”, “foi um ano muito transformativo, de novos capítulos, e, nesse sentido, dezembro é a altura perfeita para fazermos uma reflexão sobre o que aconteceu e, em jeito de apanhado, festejar com quem estiver connosco. Ao lado de nomes como Xutos & Pontapés, MARO e Gisela João numa sala emblemática, que vai estar, com certeza, cheia de almas vibrantes”.
Já Rui Pregal da Cunha garante que, como animador e DJ da festa, vai “passar música dos 40 anos de BLITZ”. “É o que faz sentido. Fico banzado com aquilo que os entertainers, DJs e etc passam hoje em dia, parece que só estão interessados naquilo que gostam”, disse o fundador dos Heróis do Mar e LX-90 no Posto Emissor, garantindo que vai apresentar uma playlist inspirada em “40 anos de música portuguesa e estrangeira, esta possivelmente com um cunho mais inglês do que americano [porque os ingleses fazem música] mais interessante e com mais pinta”.
Ainda envolta em surpresa está a atuação de MARO, que chega a Lisboa depois de três concertos nos Países Baixos. A artista vencedora do Festival da Canção 2022 lançou em 2023 o álbum “Hortelã”, passou boa parte de 2024 em digressão internacional (Europa, Estados Unidos e América do Sul) e colaborou com os Parcels num EP da banda australiana. Na passada semana, lançou uma série de versões de sucessos da música brasileira, em dueto com o artista e compositor brasileiro Pedro Altério. Nos vários vídeos partilhados no YouTube, encontramos a artista, a cantar ‘Já Sei Namorar’, êxito de 2002 dos Tribalistas, ‘Mulher do Fim do Mundo’, de Elza Soares, ou ‘Vambora’, de Adriana Calcanhotto, mas também canções de Rita Lee, Pixinguinha ou Djavan.
Os Xutos & Pontapés chegam à Meo Arena no culminar de um ano histórico, no qual comemoraram 45 anos de carreira, com uma digressão, “Olá Vida Malvada”, que teve o seu ponto mais saliente no Queimódromo do Porto, a 14 de setembro, dia em que o fundador Zé Pedro teria feito 68 anos. “Os parabéns aos Xutos cantaram-se em família e com a sensação que ainda não é tempo de abraçar a nostalgia. Poucas bandas podem orgulhar-se de ter tamanha longevidade que os fãs, adolescentes quando a viram pela primeira vez, podem passar agora o testemunho e o gosto pelo velho rock aos filhos. Pelo rock, e pelo ídolo de sempre”, escreveu a BLITZ nessa ocasião especial. Agora, na Meo Arena, a celebração continua.