Blitz

“Com dois filhos pequenos, dava aulas de piano, trabalhava em engenharia e em casas de fado”: Marta Pereira da Costa no Posto Emissor

Ao Posto Emissor, Marta Pereira da Costa recordou “Fados de Amor”, disco que editou em 2012 com Rodrigo Costa Félix, seu ex-marido, e que foi o primeiro disco de fado onde a guitarra portuguesa foi gravada exclusivamente por uma mulher, numa altura em que a artista se dedicava, também, à engenharia civil. “Foi transformador na minha vida”

Marta Pereira da Costa
Rita Carmo

A guitarrista Marta Pereira da Costa é a convidada mais recente do Posto Emissor, estando de momento a promover o seu novo álbum, “Sem Palavras”, com o pianista Iván Melon Lewis - o qual irá apresentar ao Teatro Tivoli, em Lisboa, a 19 de janeiro de 2025.

A artista recordou o lançamento de “Fados de Amor”, de 2012, que editou ao lado do seu ex-marido, Rodrigo Costa Félix. “Fados de Amor” viria a ser o primeiro disco de fado onde a guitarra portuguesa foi gravada exclusivamente por uma mulher, isto numa altura em que Marta Pereira da Costa conjugava a música com a engenharia civil.

“Ele lançou-me um desafio, que foi transformador na minha vida”, conta. “Dava aulas de piano, trabalhava em engenharia, casas de fado à noite, dois filhos pequenos… Era muita coisa. E depois esse disco também foi reconhecido… [Pensámos]: Mais um motivo para procurarmos um caminho para seguir este sonho”.