Billy Corgan deu uma entrevista à “Kerrang!”, na qual afirmou que os próximos concertos dos Smashing Pumpkins não contarão com muitas das suas canções “clássicas”.
“Não vou tocar nada que não queira tocar”, disse. “Estou-me nas tintas para se são clássicos ou não. Se não as quiser tocar, não toco. Acho um bocado azeiteiro pensar que tenho de tocar uma canção qualquer.”
Para o músico, é mais interessante quando uma banda preenche o alinhamento com canções menos conhecidas. “O melhor concerto é aquele em que um fã que gosta mais da música antiga ouve as canções antigas e pensa: ‘uau, são ótimas, a banda é ótima, a voz ainda lá está’”, explicou.
“Mas depois ouvem cinco, seis, sete canções, que não conhecem. Vão procurar e é um lado B de 1996. Isso é interessante. Alguém fazer exatamente a mesma descoberta, mas em relação às canções novas, a pensar que eram antigas”.
Os artistas não deven, segundo Corgan, “viver no passado”. “Não é mau para um fã querer ouvir as canções que amam. Mas não se pode viver no passado. É a morte do artista”, rematou.
Recorde-se que os Smashing Pumpkins irão regressar a Portugal a 11 de julho, para um concerto no NOS Alive.